Seis novos modelos, R$ 165 milhões em investimentos, criação de 1.300 postos de trabalho e abertura de 25 concessionárias são os planos da Kia Motors do Brasil para 2018, quando espera comercializar 20 mil veículos. Está prevista a chegada do novo Picanto (versão GT com motor 1.0 e 80 cv); o Sorento, agora com nova frente e traseira e motor 3.5 V6 de 280 cv); o hatch Rio, produzido no México e equipado com motor 1.6 de 130 cv; o novo Cadenza, com motor 3.3 V6 de 290 cv; o sedan Stinger, em fase de lançamento global (são duas versões de motorização: o 2.0 de 4 cilindros biturbo com 255 cv e o 3.3 V6 biturbo com 370 cv); e o SUV Sportage (motor 4 cilindros, 2.0 flex de 156 e 167 cv).
Conforme a Kia, os planos se baseiam no fim do Programa Inovar-Auto e, por consequência, a extinção dos 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados e o fim da cota de 4.800 unidades/ano sem a sobretaxa. “A comercialização de 20 mil veículos em 2018 permitirá à importadora contribuir com recolhimento de impostos da ordem de R$ 1,2 bilhão — 140% mais em relação aos R$ 500 milhões previstos para este ano, e gerar 1.300 novos empregos diretos.”
Quanto ao investimento de R$ 165 milhões, R$ 50 milhões irão para a implantação das novas concessionárias, R$ 45 milhões em publicidade e marketing, R$ 30 milhões em softwares e equipamentos, e R$ 5 milhões serão destinados à adequação dos estoques de peças originais de reposição para os novos modelos a serem lançados e em treinamento de colaboradores. Também projeta R$ 35 milhões em investimentos no centro tecnológico.