O Ford Ka entrou para o seleto clube de veículos com mais de um milhão de unidades produzidas no Brasil. Em suas três gerações, o “hatch” compacto se consolidou como um dos líderes de vendas do mercado brasileiro. Mudou de segmento, passou por grandes transformações e tornou-se global, com projeto desenvolvido no Brasil. Hoje o modelo produzido em Camaçari, na Bahia, também é exportado para países da América do Sul e está presente na Índia, México e Europa.
A mudança radical do Ka nos seus 20 anos de história no País é um caso único dentro da indústria automotiva. Nascido como subcompacto na Europa para atrair um público jovem, com formas revolucionárias, se transformou em um compacto familiar global de volume, desenvolvido no Brasil para atender faixa ampla de consumidores.
A primeira geração, lançada em 1997, representou o primeiro passo da renovação da marca no País. Para produzi-lo, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo teve a linha de montagem modernizada. Primeiro subcompacto brasileiro, foi o veículo que estreou o design “New Edge” da Ford. Além, das formas arrendondadas inovadoras, trazia esse nome inspirador – que significa, em egípcio, “espírito que anima todos os seres vivos”.