A Ford Caminhões escolheu a transmissão automatizada ZF TraXon para equipar os seus caminhões vocacionais (6×4) Cargo 2631, Cargo 3131 e Cargo 3133; e a caixa ZF EcoTronic para o médio Cargo 1419 e os semipesados Cargo 1519 e Cargo 1719. Os outros modelos semipesados têm a transmissão Eaton e os pesados outro modelo de caixa ZF.
A caixa TraXon vem sendo adotada por diversos fabricantes europeus e, no Brasil, a Ford é a primeira, sendo confirmada como a mais moderna transmissão do mundo voltada ao seguimento de pesados. Segundo o diretor de vendas da fabricante ZF, Silvio Furtado, a transmissão TraXon, inicialmente, está sendo importada da Alemanha, mas será montada em Sorocaba, interior de São Paulo a partir de 2020. Já a EcoTronic é um produto totalmente nacional.
Especificações técnicas
A TraXon conta com de 12 marchas (+ 3 à ré) e conta com torque de 3.400 Nm (346,7 mkgf) na versão overdrive. A embreagem é ZF 430 (mm) Push Type. A EcoTronic (9AS1110TD) conta com 9 marchas (+ 1 à ré) e embreagem 362 (mm) Push Type.