Não importa se você é proprietário de um Fusca ou se apenas faz parte da legião de admiradores do carro. Neste domingo, o seu destino é a Praça do Chafariz, em Portão, porque é lá que vai acontecer o 18º Encontro Estadual do Fusca, que figura entre os maiores do Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia da dimensão do evento, os organizadores prepararam 380 kits com camiseta, troféu e certificado. “No ano passado também fizemos 380 e até faltou. Tivemos 423 carros inscritos”, diz Élcio Ferreira dos Passos, presidente do Clube do Herby de Portão e organizador do evento. O público do Vale do Caí costuma participar bastante, especialmente de Montenegro e São Sebastião do Caí, segundo ele.
Agora, a torcida é para que o domingo tenha tempo bom, porque do contrário uma parcela de fusqueteiros desiste de participar, principalmente quem vem de mais longe, como da região Norte do RS. Se tiver sol, o evento de Portão deve reunir mais de 400 Fusca e outros carros antigos com motores refrigerados a ar, como Kombi, Brasília, Variant, Karmann Guia e afins. Caso chova, a programação passa para 1º de abril, Domingo de Páscoa.
Ao custo de R$ 30,00, as inscrições irão das 8h às 13h, enquanto a premiação dos veículos mais destacados será às 15h. Entre as atrações, diz Élcio, estará o “Fusqueta Kids Mini”, uma réplica do Herby 53 motorizada para crianças dirigirem por alguns minutos em circuito fechado, mediante o pagamento de R$ 10,00. Também haverá pracinha com brinquedos infláveis.