Veículo será introduzido nos serviços da Uber e deve rodar comercialmente em 2023
O futuro chegou! A Embraer-X apresentou nesta terça-feira, 11, o novo conceito para seu “carro voador” elétrico. O projeto está sendo desenvolvido desde 2017 pela empresa, que é uma subsidiária da fabricante de aeronaves brasileira, e deve equipar um futuro sistema de tráfego aéreo para a Uber. A apresentação ocorreu em Washington, nos Estados Unidos.
Além da fabricante brasileira, outras companhias estrangeiras também estão produzindo designs de carros voadores. A Uber é a mais conhecida empresa de transportes atualmente e pretende introduzir o “Uber Air”, modalidade com os veículos aéreos, em 2023. Já no ano que vem, porém, os primeiros voos testes devem ocorrer nas cidades americanas de Dallas e Los Angeles; e também em Melborne, na Austrália.
O modelo apresentado pela Embraer-X é o segundo protótipo feito por ela para o projeto. Em 2018, a companhia testava um diferente, então com uma única asa e só um rotor de propulsão horizontal. O atual é duplamente equipado. As quatro hélices do modelo anterior, ainda, deram lugar a oito menores.
O “carro voador” foi planejado para o transporte de até quatro passageiros e um piloto, embora seja concebido para ser um veículo autônomo. O design considera acessibilidade a cadeirantes e carrinhos de bebê. O valor do produto não foi divulgado. Ele está sendo desenvolvido por equipes em Boston e em São José dos Campos, São Paulo.