Tanto neste feriado de Finados quanto no fim de ano que se aproxima, não pegue a estrada sem ter cuidado com os pneus do seu veículo. Prestar atenção aos itens de segurança garante uma viagem tranquila e sem sustos. Neste caso, lembre-se que os pneus são o único ponto de contato entre o veículo e o solo. Eles influenciam diretamente todo o comportamento dinâmico de um carro e suas boas condições favorecem a segurança do motorista e dos passageiros.
Algo fundamental é reconhecer o momento ideal para a troca destes equipamentos. Existem muitas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a substituição. A hora certa pode alterar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas, etc).
O tipo de estrada onde o veículo trafega é outro aspecto que influencia muito no desgaste ou até danificação da estrutura. Da mesma forma, o clima e a manutenção correta – manter sempre calibrado – completam os elementos que agem sobre os pneus. Desta maneira, o motorista deve adotar o chamado TWI (Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem) como principal indicador a ser considerado.
Ele se caracteriza por ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’. Um pneu careca interfere na segurança; além de se tornar passível de autuação pelas autoridades de trânsito. Mas atenção, a regra TWI não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações. Nestes casos devem ser substituídos imediatamente.
Existe um tipo ideal para cada carro
Para identificar o melhor equipamento para seu veículo há orientações. A primeira é checar o manual do veículo e verificar quais são as medidas e o índice de carga e símbolo de velocidade recomendados para o pneu do carro. Se o motorista não possuir o manual, essas informações podem estar em uma plaqueta na lateral da porta do motorista, na tampa do tanque de combustível ou no porta-luvas.
Caso contrário, ele deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda.
Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que ele suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima.
Exemplo de numeração
Na lateral do pneu está 175/70R13 82T = Logo, ele tem 175 mm de largura de seção, altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas.
Pneus precisam ser iguais
Além das orientações específicas, é preciso que, em um mesmo eixo do veículo, os pneus sejam iguais (mesma marca, modelo e medida). Isso porque podem ser fabricados de formas diferentes e com componentes que interfiram no comportamento do veículo. Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo carro, a não ser em casos nos quais o automóvel já vem de fábrica com medidas diferentes nos 2 eixos, como ocorre com alguns modelos superesportivos.