Nos primeiros dias de 2019 já começou a circular uma imagem nas redes sociais relembrando o desenho Jetsons, exibido originalmente entre 1962 e 1963. As pessoas compartilharam a notícia de que a história se passava no ano de 2019 e fazia várias previsões tecnológicas sobre futuro.
Porém, pesquisando um pouco sobre a história, descobre-se que o desenho produzido pelo estúdio Hanna-Barbera era, na verdade, ambientado no longínquo ano de 2062, ou seja, 100 anos após o seu lançamento. Nele, George Jetson, sua esposa Jane, seus filhos Elroy e Judy, o cão espacial Astro e a empregada doméstica robô chamada Rosie viviam em uma cidade futurística.
A consultora de vendas Giovana Ávila, 41 anos, lembra com carinho de quando assistia com seu avô o desenho da família Jetson, em uma televisão com imagens sem cores, nos anos 1980. “Era muito mágico tu imaginar um universo inteiro como esse do desenho”, diz Gio, como é conhecida a consultora.
Um dos sonhos de consumo da Giovana, na época, era a empregada robô Rosie, que hoje já em uma realidade inventada e testada no mundo todo. “O elevador cilíndrico também me impressionava bastante, instrumento que já é muito comum hoje em dia”, revela. As videochamadas do chefe do George também despertavam a atenção da montenegrina, que hoje em dia pode fazer isso com um celular.
A estilista Fernanda Isse destaca a genialidade dos autores William Hanna e Joseph Barbera em ter pensado, na forma de animação, como seria o cotidiano de uma família do futuro. “A casa dos Jetsons, com todas as inovações que a gente nem imaginava na década de 1980, período da minha infância, nos fazia sonhar com todas aquelas possibilidades”, diz a profissional de moda.
Hoje em dia, ao se deparar com um objeto inovador ou alguma nova tecnologia, Fernanda afirma ser algo que vêm da casa dos Jetsons. E muita coisa que aparecia no desenho surgiu mesmo no mundo tecnológico. Algumas destas invenções estão em uma lista que apresentamos no quadro a seguir.
Tecnologias presentes no desenho e disponíveis atualmente
*Robôs
Famosa empregada do desenho, Rosie é uma robô utilizada na série para realizar as tarefas diárias, como cozinhar e limpar e ajudar os personagens a se vestir. Pelo mundo, já existem robôs que se locomovem, falam e interagem com humanos. Esses dispositivos estão se tornando populares quando se trata de limpeza dentro de casa. É o caso dos aspiradores robóticos, como Housekeeper Pro, iRobot e Roomba.
*Viagens para a lua
Era muito fácil ir para a Lua na animação dos Jotsons. Filho de Georg, Elroy vai para o satélite natural em uma viagem de escoteiros. No século XXI, empresas estão trabalhando para começar a oferecer “voos suborbitais”. Um porto espacial no Novo México também recebe turistas que desejam ir ao espaço.
*Vídeo chat
Os personagens dos Jetsons adoravam usar um “videochat” para se comunicar. Jane falava com sua família e George recebia chamadas indesejadas do Sr. Spacely.
Com a chegada de web cams, celulares portáteis e a internet, finalmente o mundo pode experimentar a invenção. Agora todos realizam as famosas lives com contas no Skype, WhatsApp, Google Voice, FaceTime e outros. Essa inovação permitiu aproximar as pessoas que vivem em diferentes cantos do planeta Terra.
*Carros voadores
Durante os episódios do desenho, até congestionamento aéreo havia, devido à grande quantidade de carros voadores. Os veículos possuíam painel de visão em formato de bolha.
Por várias décadas, engenheiros tentam criar os carros voadores. Muitos já conseguiram e testam seus protótipos. O AeroMobil deve ser comercializado a partir do ano que vem. Inicialmente serão fabricadas 500 unidades de uma série limitada, denominada de “First Edition” (primeira edição). Já se sabe que o tanque do carro que voa terá 90 litros, suficiente para fazer cerca de 750 quilômetros, voando em até 357 km/h.
*Clonagem
George quis se livrar do trabalho no desenho, por isso, com a ajuda da ciência, ele criou outro George para ir ao escritório em seu lugar, enquanto ele próprio ficava por casa, descansando tramquilamente.
A partir disso, a clonagem humana passou a ser cogitada. No entanto, diversas leis baniram a prática no mundo. A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta, em 1996. Hoje, a tecnologia é mais empregada para fins médicos.
*Câmara de bronzeamento
Uma cama de bronzeamento é utilizada por um empresário em um dos episódios. Elas foram introduzidas mais de uma década após o surgimento dos Jetsons. Após alguns anos, porém, especialistas passaram a criticar este tipo de tratamento por oferecer riscos de câncer de pele. No Brasil, os aparelhos foram proibidos em 2009.