Harry Potter duas décadas de magia

Nesta semana, o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, primeira obra da série do bruxo mundialmente conhecido, completou 20 anos de lançamento.

Nessas duas décadas, os fãs já puderam reler as histórias inúmeras vezes e encontrar, em pequenos detalhes da narrativa, portas para outras histórias e imaginações. De vez em quando, a própria J.K. Rowling, escritora responsável pela criação de um dos maiores nomes da ficção literária, aparece no Twitter comentando algumas dessas teorias – afinal, é esse tipo de criatividade dos fãs que mantém e a série viva depois de tanto tempo.
Uma montenegrina apaixonada pelo bruxo dos livros e das telonas é Franciele Silva, de 19 anos. Ela conta com uma coleção de 30 livros relacionados à série. A garota conheceu as histórias por acaso quando ainda era criança. “Quando tinha quatro anos, minha tia me levou ao cinema pela primeira vez e assisti ao filme do Harry Potter. Mas só depois de alguns anos que realmente me apaixonei”, conta.

Franciele se imagina como uma “bruxa” e aguarda o chamado de Hogwarts

Sendo fã desse “universo paralelo”, é quase impossível não se imaginar vivenciando as aventuras que são narradas. Franciele, por exemplo, ainda aguarda sua convocação para a escola de bruxos mais famosa da ficção científica. “Na verdade, espero minha carta de Hogwarts até hoje. É um sonho de criança que não deixo morrer. Então, todas as vezes que eu abro os livros ou assisto aos filmes, me transformo em uma bruxa”, diz.

Johan Schallenberger, de 19 anos, descobriu do que se tratava a série por meio de seus primos e acabou ficando surpreso. “Nunca cheguei a me imaginar sendo um bruxo, mas acho que seria uma experiência sobrenatural. E isso que J.K inventou é totalmente fora do normal, mas muito bom”, comenta. Johan não leu nenhum dos livros, mas afirma ter assistido todos os filmes. “Ordem da Fênix” foi o que mais chamou sua atenção, devido à morte de Sirius (um dos personagens).

sobre a autora
Franciele diz que Rowling, responsável pela criação da trama, é muito talentosa. “Tudo que ela escreveu tem algum significado importante e surpreendente. O que mais me encanta é o processo de criação dela, já que muitos detalhes que ela escreveu partiram de pequenos acontecimentos na vida dela”, lembra. Um dos casos a que ela se refere é o do personagem Tom Riddle, o vilão, que, de acordo com a própria autora, ganhou esse nome a partir de uma lápide que ela viu em um cemitério.

Harry: o garoto que foi para Hogwarts aos 11 anos
Para aqueles que ainda não conheceram as aventuras de Harry, vale resumir que a série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Desde o lançamento do primeiro romance, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em 26 de junho de 1997, ele encanta milhares de pessoas com o sobrenatural que vive. Os livros ganharam uma imensa popularidade, aclamação da crítica e foram um sucesso comercial em todo o mundo.

Franciele também fez uma tatuagem das “Relíquias da Morte” em uma das orelhas em homenagem à série

A série também recebeu algumas críticas, incluindo a preocupação com o tom cada vez mais sombrio conforme a história progredia. Até maio de 2015, já haviam sido vendidas 450 milhões de cópias em todo o mundo, sendo traduzidas para 73 idiomas. Os últimos quatro livros consecutivamente foram considerados os mais vendidos da história, sendo que o último volume vendeu cerca de 11 milhões de cópias nos Estados Unidos nas primeiras 24 horas após o seu lançamento.

A série abrange vários gêneros, como fantasia, vida escolar e passagem entre a infância e a juventude (com elementos de mistério, suspense, aventura e romance). Mas, de acordo com Rowling, o tema principal é a morte. Há também muitas outras temáticas na série, como preconceito e corrupção. A adaptação de uma série, composta por oito filmes, foi feita pela Warner Bros. O sucesso fez com que a marca Harry Potter chegasse ao valor de
15 bilhões de dólares no ano passado.

Últimas Notícias

Destaques