Contos de Machado de Assis e Mário de Andrade agora publicados em HQs

No Brasil, mesmo quem não leu na íntegra a obra de Machado de Assis, já teve contato com parte desse trabalho. Muito da identidade brasileira é retratada no livro “Missa do galo” e em outros contos do escritor. Assuntos como relacionamentos, ética e sentimentos são postos em pauta. De acordo com Francisco Vilachã, responsável por adaptar os contos “Missa do galo”, “Conto de escola”, “O espelho” e “Umas férias” para histórias em quadrinhos, as narrativas históricas denunciam mazelas da sociedade brasileira. “A forma como esses males se estabelecem no habitual das relações interpessoais não se dá de maneira explícita. E o que acontece em ‘Missa do Galo’, conto em que pouca coisa ocorre objetivamente, mas, nas entrelinhas, tudo pode estar subjetivamente se realizando”, explica.

Nesta narrativa sobre a vida de um homem quando jovem está um tocante retrato da hipocrisia do cotidiano da Corte da época, 1899. Já na adaptação do “Conto de Escola”, de 1896, Vilachã ressalta a questão ética, quando Pilar, o herói, pela primeira vez toma conhecimento da corrupção e da delação. Em “O Espelho”, de 1882, há uma reflexão filosófica sobre as aparências e o ser. Em “Umas férias”, de 1906, uma experiência definitiva na vida de duas crianças transforma seus modos de ver a realidade.

Publicada pela Editora do Brasil, esta edição representa muito bem a maravilha das histórias machadianas, que são intercaladas por trechos de outros gêneros textuais do autor. O livro é um mergulho no universo de Machado e um convite para que o jovem leitor conheça um pouco mais o trabalho desse escritor brasileiro tão importante.

Modernismo em quadrinhos
A Coleção HQ Brasil transforma grandes obras brasileiras em história em quadrinhos, como as de Mário de Andrade. A sensibilidade e a curiosidade de Mário de Andrade pelo povo tupiniquim ficaram evidentes em suas obras, que ressaltam a identidade brasileira. Na adaptação para quadrinhos “O Peru de Natal e outros contos de Mário de Andrade”, quatro contos desse escritor foram selecionados e abordam temas como relacionamentos, sonhos, ética e ciúme.

Entre a seleção proposta pela Editora do Brasil está “O Peru de Natal” e “Vestida de preto”, ambos extraídos de “Contos novos”; “Será o Benedito!”, publicado em um jornal da época; e “Caim, Caim e o resto” que foi extraído do livro “Os contos de Belazarte”. No enredo do conto que dá nome ao título, é apresentada a história de Juca, personagem com os traços do autor, que está cansado de cultivar o luto pela morte de seu pai e resolve cometer um desatino no Natal, que assusta os familiares e principalmente a mãe, acostumada a se contentar com as migalhas do peru na ceia. “Vestida de preto” traz as lembranças fortes do primeiro amor de Juca pela prima Maria.

Em “Será o Benedito!”, o narrador traz as ironias da vida e do viver na visita à Fazenda Larga e no encontro com Benedito, um menino curioso e cheio de sonhos. Para fechar, “Caim, Caim e o resto” apresenta a vida dos irmãos Aldo e Tino, retratando o dia a dia na periferia de uma cidade grande nos anos de 1920, e as semelhanças com a atualidade.

Últimas Notícias

Destaques