Ter um novo “aumigo” é uma experiência cheia de aventuras e cuidados, um dos fatores mais importantes é o ambiente em que esse pet vai ter de se adaptar. No caso dos filhotes, muitas vezes a falta da mãe e dos irmãos provoca mais dificuldade para entender que o lugar que está também é seu. Diante disso, o tutor deve ter paciência durante a “nova” experiência dos cães filhotes e adultos, preparando a residência e evitando possíveis riscos.
Ambiente seguro
Antes de receber seu novo animal de estimação, é importante deixar a casa segura. É recomendável evitar deixar os fios elétricos de celulares e outros aparelhos eletrônicos soltos ou pendurados. Atenção aos produtos de limpeza, que podem ser tóxicos e precisam ficar em lugares altos e protegidos da curiosidade canina.
Cama
O local onde seu pet vai ficar é muito importante. Se for livre no quintal, é necessário providenciar um abrigo contra a chuva, vento e o frio, por isso, a casinha é a mais adequada para esse caso. Se o ambiente for interno, existem muitas opções de caminhas para agradar seu pet.
Alimentação
Um dos itens que merecem mais atenção é a comida do pet. Ela deve ser escolhida com carinho, pois acompanha todas as fases de crescimento do filhote, deixando-o saudável e cheio de energia. Comprar a ração pelo porte do animal e a raça é importante para a adequação, por conta das necessidades nutricionais.
Brinquedos
Após as vacinas o filhote está pronto para os passeios na rua, entretanto, no intervalo entre estar pronto para sair, é importante o tutor já ensinar a usar a guia e a coleira. O início pode ser dentro de casa, para criar o costume. As placas de identificação também são necessárias.
Comedouro
O comedouro e bebedouro depende muito do tamanho do seu pet. É importante analisar o que melhor se adapta ao cão. Lembre-se que é necessário dois potes: para a água e para comida. Além disso, a limpeza de ambos deve ser feita diariamente. Água fresca sempre deve estar disponível e os potes devem ficar na sombra, em um local de fácil acesso para o filhote.