Após semanas de polêmica e debates, o cantor e compositor Chico Buarque usou sua página no Facebook para se manifestar sobre a acusação de machismo na letra da música “Tua cantiga”, uma parceria dele com Cristóvão Bastos, a primeira divulgada de seu novo disco “Caravanas”. O alvo de críticas é especialmente o trecho “Quando teu coração suplicar/Ou quando teu capricho exigir/ Largo mulher e filhos”.
Na rede social de Chico, foi postado o texto “Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante? Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante. Diálogo entreouvido na fila de um supermercado…”.
Para o músico e compositor montenegrino Mimmo Ferreira, de 50 anos, quando uma canção revela, de forma poética, o que geralmente acontece no sentimento humano, muitos podem se sentir agredidos e expostos. “Na maioria das vezes agimos de forma reativa, pois não sabemos lidar com isso internamente, por que mexe com nossas culpas e desejos reprimidos. Chico Buarque sempre foi assim, revelador, instigador, seja em questões políticas e sociais”, comenta. Ele afirma ainda que sentimentos “ocultos” do ser humano não são novidades na obra do artista. “A meu ver, é por isso que Chico Buarque é fantástico”, completa.