Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Essa é uma frase recorrente e serve para muitas coisas, inclusive para o casamento. Pedir a amada ou o amado em casamento faz parte, mas faça isso bem antes do dia da cerimônia. O tempo será necessário para o planejamento do “grande dia”.
O montenegrino Jaime Cristiano Schreiner, 37, e sua esposa, a psicóloga Vanessa Smaniotto Schreiner, 39, casaram apenas no civil, pois não deu tempo de organizar a cerimônia religiosa. Os dois planejavam a união, mas quando comunicaram suas famílias, elas não abriram mão da cerimônia e da festa. “Decidimos fazer um minicasamento, já que teríamos pouco tempo para organizar”, diz Vanessa.
O casal teve apenas dois meses para decidir e preparar tudo. “Iniciamos a organização no dia 22 de fevereiro. Nosso casamento no civil já estava agendado para 26 de abril, então decidimos fazer a cerimônia e a festa no dia 27 de abril”, afirma Jaime. Por isso, é importante combinar datas e decidir locais com bastante antecedência.
Agora casados, Vanessa e Jaime dizem que começaram pela lista de convidados. Com o número de amigos definido, ambos puderam decidir o local do evento. “Como moramos em Caxias do Sul e todo casamento seria em Montenegro, também iniciamos o planejamento logístico. Ainda bem que hoje existe internet e conseguimos organizar praticamente todo o casamento por e-mail e WhatsApp”, aponta o casal.
Eles não contaram com a ajuda de uma empresa especifica para ajustar os detalhes da festa. O casal simplesmente fez os contatos e organizou o evento, deixando o momento com a cara dos dois. Um profissional que prepara festas pode facilitar a vida de quem não tem muito tempo para pensar em tudo, otimizando o tempo.
Tanto Jaime quanto Vanessa apontam os detalhes como a maior dificuldade no processo organizacional do casamento. “Como não tínhamos a mínima ideia de como é a marcação das mesas e a organização da cerimônia, tivemos que fazer muitas pesquisas, estudos, orçamentos. Isso nos demandou muito tempo”, destaca Vanessa.
Noivo e noiva queriam que tudo fosse perfeito, conforme planejado por eles. E foi. “Saiu mais perfeito do que imaginávamos. Se houve alguma falha, foi imperceptível ou ninguém nos contou até hoje”, comentam. Para quem está nos preparativos, Vanessa e Jaime indicam um ensaio fotográfico de casamento. “Foi uma das primeiras coisas que contratamos. Não economizem nas fotos, vale muito a pena este investimento. Tudo é importante, mas as fotos eternizam este momento único”, afirmam.
Outra dica importante do casal é fazer anotações e eleger prioridades. “Mesmo se tiverem contratado alguém para ajudar na organização, guardem bastante tempo para analisar os detalhes. É muito valioso que este momento seja a cara dos noivos e, durante a festa, constatar que foram vocês que dedicaram muito amor e carinho a cada detalhe”, finaliza Vanessa Schreiner.