Remar, curtir e preservar

O maior movimento é nos finais de semana, mas diariamente tem alguém dos integrantes do Remadores Montenegro na água. Criado em janeiro do ano passado, o grupo conta com adeptos da prática de remo, Stand Up Paddle e caiaque que, além do esporte e lazer, também se preocupam com o meio ambiente.

A participação da família é uma característica do grupo, com pais e filhos remando juntos

“Nosso objetivo é remar, curtir um dos mais bonitos cartões postais do estado e ajudar a preservar, salvar o rio”, observa Fabiano Dias de Lima, referindo-se ao Rio Caí. Ele e o irmão Cassiano acrescentam que a família é a base do grupo e, portanto, filhos, pais e mães remam juntos. Desta forma, procuram passar às crianças e adolescentes a importância de praticar um esporte saudável e de fazer o bem.

Nessas passagens pelo rio, o grupo percebe problemas que contribuem para que o Caí faça parte de uma triste estatística, sendo o terceiro mais poluído no estado e o oitavo no ranking nacional. Ao mencionar áreas em que percebem mais poluição, os irmãos citam as proximidades do Balneário Municipal Afonso Kunrath, o “Baixio”, onde sentem um cheiro ruim. Eles, no entanto, afirmam que a situação já foi pior, pois observam que o recolhimento de lixo e ações de conscientização desenvolvidas pelo grupo ajudaram a melhorar.

O desmatamento verificado nas encostas e a condição das águas largadas na sanga de acesso ao balneário e no esgoto próximo ao Clube Caça e Pesca também lhes preocupa.

Para Cassiano e Fabiano, o combate à poluição ambiental depende de maior envolvimento da população e do poder público. Na avaliação dos irmãos, porém, as ações políticas não priorizam a limpeza e preservação das águas. “Isso não aparece e não dá voto”, acrescenta Fabiano.

Eles salientam que o meio ambiente e o esporte são a razão de existência do grupo e sentem orgulho de ajudar a cuidar do Rio Caí de maneira voluntária, sem vínculo algum com segmentos políticos. E reforçam que essa prática é levada às escolas, além de ser repassada aos filhos.

O Grupo
Remadores Montenegro foi criado no dia 30 de janeiro de 2016. Hoje são mais de 120 participantes, adeptos da prática de remo – Stand Up Paddle e caiaque. Além do esporte, o grupo se dedica a ações sociais, como arrecadação de doações a atingidos por enchentes e vendavais, por exemplo, e de preservação ambiental, sendo idealizadores ou parceiros em mutirões de limpeza do Rio Caí.

Últimas Notícias

Destaques