Em apenas três anos de existência, o portal do Jornal Ibiá, lançado em 13 de fevereiro de 2017, já acumula mais de oito milhões de visualizações. Os números são expressivos e crescem a cada ano. Se forem considerados apenas os dois primeiros meses de 2020, são mais de 600 mil acessos recebidos no portal www.jornalibia.com.br.
Entre as páginas preferidas pelos nossos leitores estão as da editoria policial, além dos serviços, como vagas de emprego, regras para emplacamento de veículos ou busca de pessoas desaparecidas e, claro, informações sobre eventos em Montenegro e na região. Programação de shows, valores de ingressos e até dicas de trajes e maquiagens para curtir as festas são bastante procurados pelo público. Além de Montenegro, nossos leitores acessam o portal do Jornal Ibiá de municípios próximos como Triunfo, São Sebastião do Caí, Maratá, Pareci Novo e Capela de Santana, além de outros como Harmonia, Bom Princípio, Novo Hamburgo e Porto Alegre.
Considerando esse público, o Ibiá busca, ano a ano, expandir seus horizontes, entregando as notícias com agilidade e, principalmente, qualidade de informação. “Nosso objetivo é atender o público da região sem deixar de lado o leitor montenegrino, que está conosco desde que circularam as primeiras edições do jornal impresso”, destaca a diretora Maria Luiza Szulczewski, a Lica.
Todo o conteúdo do jornal impresso está no portal, no entanto, há conteúdo extra, que não está no impresso, somente na plataforma online. Através da presença já consolidada nas mídias digitais e com o objetivo de estar sempre sanando as dúvidas do leitor, de maneira comprometida com informação de qualidade, o Ibiá tem, ainda, a editoria “É Verdade?”, que objetiva esclarecer fake news, de acordo com as demandas que chegam à redação através das redes sociais. “Nosso papel é, principalmente, esclarecer o leitor. Cumprimos isso tanto no meio impresso, quanto no online”, reforça Lica.
Esse cuidado em conhecer e atender às necessidades do seu público, fez com que o projeto digital do Jornal Ibiá, denominado “Conectado com Você”, fosse destaque entre os jornais do interior do Rio Grande do Sul. Ainda em 2017, o projeto foi o vencedor do prêmio ADI/Fecomércio de Excelência. Outros oito cases de inovação de todo o interior gaúcho também concorreram ao prêmio, na época. O Ibiá foi considerado o melhor pelos jurados, que avaliaram a inovação e o impacto obtido com o projeto.
Presença forte nas redes sociais
Mais de 85% dos nossos usuários acessam as notícias pelo celular. Foi pensando com carinho especial nesse público que o Ibiá criou um aplicativo para celular. Nele, todo o conteúdo do portal é redimensionado para o formato da tela do telefone, facilitando a leitura e a visualização das imagens. O APP pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou APP Store.
Além disso, nas redes sociais, a publicação dos conteúdos de forma rápida e objetiva é um dos focos. No Facebook, são mais de 38 mil seguidores, que têm acesso às notícias, vídeos e conteúdos produzidos ao vivo. Nosso público é majoritariamente feminino (64%) e com idade entre 25 e 44 anos (58%). O canal do Youtube já tem mais de 700 vídeos de diversas notícias, como test drive do Ibiá Motores, entrevistas, debates e os mais variados assuntos. No Instagram, fotos e vídeos são compartilhados com mais de 6 mil seguidores, que têm a oportunidade de, diariamente, saber as principais notícias do Ibiá através dos Stories. E quem opta por fazer parte dos nossos grupos de notícias no WhatsApp ainda pode receber as notícias fresquinhas, na palma da mão, no momento em que elas são publicadas.