Manter ou mudar sua saúde? Comece ainda neste ano

A saúde deve receber atenção durante o ano todo; sem que seja necessário esperar o relógio virar a meia-noite do dia 31 de dezembro. Uma das mais tradicionais resoluções de Ano Novo – melhor os hábitos – certamente vem alavancada pelos exageros das festas de fim de ano. Mas vamos combinar: as delícias de Natal e Réveillon, combinadas com a felicidade das datas, justificam a quebra de dietas. É possível comer bem durante as festas e não engordar. Saiba fazer as escolhas saudáveis durante as ceias de Natal e Ano Novo, balanceando carnes e doces como saladas e frutas. E procure manter a mesma rotina de exercícios durante essa época, seja na academia ou aquela caminhada de fim de tarde.

Os pratos tradicionais da ceia de Natal e Ano Novo geralmente são gordurosos e calóricos e, se consumidos em excesso, podem resultar em um ganho de peso significativo. Uma boa alternativa é usar a imaginação e apostar em substituições com pratos saborosos e leves. É uma boa alternativa para equilibrar a alimentação nesta época do ano. No caso das bebidas alcoólicas, muita água – simultaneamente e também no dia seguinte – até porque o Natal no Brasil não tem neve, mas tem calor de quase 40 graus.

Ponderação e alegria ajudam muito

Para a má digestão do dia seguinte às ceias, frutas cítricas, como laranja, abacaxi, acerola, limão e nossas bergamotas são remédios naturais. O ácido ajuda a melhorar a digestão das gorduras e melhora o bem estar. Se você sofre de gastrite, evite comidas muito temperadas. Isso inclui molhos, temperos pra saladas e pimenta.

As sobras são outra tradição que garante almoços e jantas por, ao menos, uma semana. Mas atenção! Comidas que ficaram muito tempo na geladeira não devem ser consumidas.

Procure manter uma rotina de atividades físicas mesmo nos dias de festa. O exercício fará bem ao organismo e ajudará na eliminação das toxinas. E, se pretende iniciar uma vida fitness em janeiro, por que não começar desde já? Não precisa esperar o ano virar para começar suas atividades físicas. O ideal, inclusive, é começar agora para poder evoluir gradativamente e, assim, não sofrer com dores.

E agora um dica para o espirito. Aproveite também o período para descansar e relaxar, curtindo a família, os amigos, os reencontros; e o clima de todas essas as festas para eliminar o estresse deste ano. E se no novo ano resolver cumprir a resolução da meia-noite, iniciando exercício físico e mudando a dieta, antes procure orientação de profissionais da saúde; e realize exames preventivos.

Últimas Notícias

Destaques