No início da vida, muitas crianças já começam a ter contato com algumas etapas que fazem parte da vida escolar. É a Educação Infantil que desempenha o papel de desenvolver socialmente os pequenos, formando a base para o restante da vida. Descobrir o mundo, aprender a interagir com outras crianças e ter contato com a natureza são alguns dos elementos fundamentais desse período.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. A pedagoga da Escola de Educação Infantil Pingo de Gente, Maria Fabiana de Araujo Griebeler, explica que é nesse período que as crianças desenvolvem suas primeiras aptidões por meio da educação. “A criança constrói o hábito pela leitura ou fortalece o gosto pelos contos e histórias”, explica.
Incluindo crianças dos quatro meses aos seis anos, a conhecida “escolinha” é a porta de entrada para o fortalecimento do mundo da imaginação e criatividade, em que o principal papel do professor é trazer o mundo da fantasia e instigar os pequenos. “Colegas meus que dão aula para o 1º e 2º ano da Educação Básica, colocam que tem muitas crianças que não frequentaram a Educação Infantil e chegam na escola já sabendo escrever e até ler, mas eles pulam essa etapa, que é muito importante, que é da criança aprender a interagir com os colegas”, explica a pedagoga. Diante desse fato, muitas crianças podem se sentir frustradas quando a questão é se comunicar, dividir ou aceitar perder em um jogo, por exemplo.
O local de moradia também influencia, como no caso de muitas crianças que moram em apartamento, tendo na escola um espaço maior e a oportunidade de contato com a natureza. Muito tempo em meio às tecnologias, como joguinhos ou vídeos, podem dificultar a comunicação com as outras crianças. A interação entre pais e filhos durante esse período também é de suma importância.
Tudo que for apresentado de novo muda a vida da criança para sempre, evidenciando e aflorando habilidades que seguem para toda a vida. Explorar e instigar a curiosidade oferece uma nova visão para os pequenos sobre o mundo. Além disso, essas descobertas devem ter como base muito carinho, afeto e amor.