A tranquilidade, o silêncio, as figuras do imaginário infantil na decoração tornam o ambiente da UTI Neonatal acolhedor, quebrando o “gelo” que os aparelhos e berços equipados possam transparecer. O espaço recebe bebês com até 28 dias de vida e que necessitam de cuidados em leitos intensivos ou intermediário.
A estrutura conta com cinco leitos de UTI e dois intermediários, além de todos os equipamentos necessários para atender às necessidades dos bebês. A maioria dos pequenos pacientes é prematuro. Além da tecnologia, no entanto, o carinho e atenção dos pais fazem diferença.
A responsável pela UTI, médica Augusta Harff, observa que é fundamental a presença dos pais. Por isso, o pai e a mãe têm livre acesso ao setor. “Quanto mais tempo os pais ficarem, melhor”, afirma, mencionando benefícios neurológicos na criança.
A estrutura desse setor inclui um quarto específico para a mãe descansar, o que facilita ficar mais tempo no local. Nesse aspecto, Augusta observa que a UTI Neonatal atende pacientes de outros municípios, o que aumenta a necessidade de um espaço como esse para descanso.
A UTI Neonatal do Hospital Unimed Vale do Caí é a única da região. Ela reabriu em 2016, após ter ficado fechada durante alguns anos por falta de profissionais especializados. Um ano após a reabertura, em fevereiro de 2017, o local recebeu o nome de UTI Neonatal Evely Rabello Drummond, médica pediatra falecida em 2016.
Atendimentos da UTI Neonatal
2016 77 internações
2017 86 internações
2018 13 internações
Total de 176 internações