A montenegrina Joice Teresinha Esteves, de 54 anos, enfrenta uma batalha contra um câncer melanoma maligno metastático de progressão rápida no pescoço. O diagnóstico veio em junho de 2022, após ela perceber um sinal na pele. Desde então, sua luta tem sido marcada por desafios, especialmente para conseguir acesso ao tratamento adequado.
De acordo com o marido, Vanderlei Pereira de Almeida, a principal esperança para Joice é o medicamento Pembrolizumabe, um imunoterápico essencial para conter o avanço da doença. No entanto, o custo é extremamente alto – mais de R$ 20 mil por caixa – e o casal não tem condições financeiras de arcar com a despesa.
A família recorreu ao Governo Federal e à Defensoria Pública para tentar obter o remédio pelo sistema público de saúde, já que, segundo Vanderlei, o Estado não aceitou o pedido. Até o fechamento da matéria, ainda não havia retorno sobre a solicitação.
Como o Pembrolizumabe não é fornecido pelo SUS, Joice depende exclusivamente de ajuda de doações para dar continuidade ao tratamento. Um laudo médico reforça a urgência do caso, alertando para o risco de morte por insuficiência respiratória, caso a imunoterapia não seja iniciada o quanto antes. Para arrecadar fundos, o casal divulga uma vakinha online. Quem desejar ajudar Joice em sua luta pode contribuir através do link: https ://vaka .me /5321513.