Destelhamento misterioso intriga moradores

TEMPERATURA mais alta do ano pode estar associada ao fato

Um evento inesperado surpreendeu moradores da Rua dos Jasmins, no bairro Estação em Montenegro, na tarde da última terça-feira, dia 4. Parte do telhado da casa de Dilvana Martins se desprendeu e foi arremessada para a rua, apesar da ausência de vento aparente no momento do ocorrido. A vizinha Iara Felix presenciou a cena enquanto estava sentada em frente a sua residência.


Iara relata que por volta das 15h percebeu o portão da garagem de outra vizinha se fechar repentinamente, na sequência viu destelhamento da casa de Dilvana. “Eu estava sentada na frente de casa e, de repente, o portão da vizinha deu um estouro. Logo depois, as telhas da Dilvana começaram a voar para a rua. O estranho é que não tinha vento forte na hora”, afirma.

Dilvana, que não estava em casa no momento, foi avisada pelo filho sobre o ocorrido. “A dona Iara tentou me ligar, mas não conseguiu falar comigo. Quando cheguei, vi o telhado danificado, mas não havia sinal de chuva ou vento”, conta.


Especialistas em meteorologia analisam possíveis explicações para o fenômeno. Daimar Coelho, sócio-fundador da BaroClima Meteorologia, sugere a possibilidade de um dust devil, um redemoinho de poeira causado pelo aquecimento do solo. “Esse tipo de fenômeno ocorre em dias de temperatura elevada, baixa umidade e ausência de vento. No entanto, geralmente levanta apenas poeira e pequenos objetos, tornando incomum um destelhamento”, explica. A estação meteorológica da BaroClima no bairro Senai registrou na tarde do incidente a temperatura máxima do ano na cidade, 38,1°C, com umidade relativa do ar em 35%.


Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, aponta outras possibilidades. “É possível que uma rajada de vento localizada tenha ocorrido ou que um pequeno vórtice de ar tenha se formado devido ao calor intenso. Essas condições podem deslocar objetos momentaneamente”, explica.
Sem imagens do fato, se torna mais difícil identificar ao certo o que causou o destelhamento de todo o lado esquerdo da casa de Dilvana. A Defesa Civil do Município informa desconhecer caso semelhante.

Parte do material voou para a rua, fragmentos também ficaram no pátio

Calor segue no RS

A onda de calor deve continuar, de acordo com a MetSul Meteorologia. As altas temperaturas devem perdurar no Rio Grande do Sul até a metade da próxima semana, de acordo com as projeções, sendo que a tendência é de o pico de calor no estado ocorrer na semana que vem.


Nesta sexta-feira, o calor segue muito intenso no Oeste gaúcho, onde as máximas à tarde devem ficar próximas ou acima dos 40ºC. Já no sábado se espera que o calor comece a novamente ganhar força na maior parte do Rio Grande do Sul com marcas próximas ou acima de 35ºC em diversas regiões. No Oeste, as máximas tendem a se situar perto ou ao redor dos 40ºC.


No domingo, o calor segue se intensificando. A maioria das cidades gaúchas deve anotar marcas superiores a 35ºC e no Oeste os termômetros devem marcar 40ºC ou mais. Na região metropolitana, a tarde deve ter entre 37ºC e 38ºC em vários pontos.

Últimas Notícias

Destaques