A Câmara de Vereadores de Montenegro promoveu, nesta noite de quinta-feira, duas justas homenagens a ídolos do esporte local. O professor de Educação Física Cilon Renato Orth, 74 anos, e o jogador de futebol Luis Tadeu dos Santos, 64 anos, o “Tadeu Bauru”, receberam a Honra ao Mérito Legislativo, durante Sessão Solene que integra a programação dos 144 anos do Município. A iniciativa é dos vereadores Rose Almeida (PSB) e Felipe Kinn (PMDB), respectivamente.
Cilon foi técnico reconhecido internacionalmente como referência no Voleibol. Ele é licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); e tem no currículo o Curso Internacional de Treinadores de Voleibol Nível II e III. Foi docente em escolas públicas na cidade e foi treinador do time de Vôlei do Riograndense, de 1972 a 1984. Também foi treinador da Seleção Gaúcha Infanto-Juvenil, entre 1981 e 83; e se consagrou como técnico vitorioso da Frangosul, de 86 a 91, conquistando o campeonato gaúcho cinco anos seguidos.
O montenegrino Luis Tadeu dos Santos honrou a cidade ao partir das “peladas” na colina para o time principal do Sport Clube Internacional. Foi descoberto durante amistoso entre o Renner e o Colorado, onde foi o destaque da partida. Aos 16 anos, recebeu então o convite para atuar pelas categorias de base do time gaúcho. Como profissional participou do lendário time dos anos 70, que conquistou os títulos mais importantes do Internacional: Bicampeão Brasileiro de 1975 e 1976 e o octa Campeão Gaúcho.
Louvável a iniciativa de premiar esses montenegrinos ilustres que levaram o nome da cidade, através do esporte, para todo o país e até fora dele. Parabéns ao Tadeu e ao Cilon, foi mais que merecido a premiação.