Hoje é o último dia para pagar o IPVA com mais descontos

Nesta segunda-feira, dia 30, é o último dia para pagar o IPVA 2025 com descontos mais vantajosos no bolso dos contribuintes. O motorista que quitar o tributo em dezembro tem 6% de desconto e não incorrerá na variação da UPF/RS (projeção pelos índices inflacionários de avançar aos 4,63%), gerando uma redução potencial de 10,63%.

Além disso, há os descontos de Bom Motorista (sem multas), que podem chegar a 15%, e Bom Cidadão (CPF no Nota Fiscal Gaúcha), com até 5% de redução no valor. A soma de todos os descontos máximos pode representar uma redução de até 28,13% para o pagamento em dezembro.

Pagamento digital de casa

Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Consulte o valor do IPVA e faça o pagamento do seu veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (Internet) dos Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (somente correntistas). É possível também fazer o pagamento pelas lotéricas da Caixa. A grande facilidade é por meio do PIX, consultando no site ou no APP do IPVA/RS, no qual será gerado o QR Code.

Mais descontos

A vantagem é mantida para o primeiro trimestre do ano novo, apesar de reduzida. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 6% de desconto. Se pagar até o dia 28 de fevereiro, a redução é de 3%. Quitando até 31 de março, o desconto é de 1%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF. Quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não tem descontos de antecipação, apenas do Bom Motorista e Bom Cidadão.

IPVA 2025 pode ser parcelado em 6 vezes

O parcelamento em seis vezes, somado aos descontos de antecipação, auxilia o contribuinte a planejar o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando o IPVA de janeiro até junho. Essa opção não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2025. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.

Para fazer o parcelamento, é obrigatório que o pagamento inicie em janeiro. Por exemplo, se o proprietário resolver parcelar em fevereiro o imposto, não será mais possível, devendo quitá-lo em parcela única. Por isso, é imprescindível que o pagamento da primeira parcela ocorra ainda dentro do mês de janeiro.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento. Confira aqui todas as informações sobre o IPVA 2025. Para acompanhar o número de veículos tributáveis, a estimativa e a arrecadação por município clique aqui.

Onde consultar o valor do IPVA e gerar o QR Code? No aplicativo do IPVA RS disponível na App Store ou Google Play ou no site: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva. Fique atento a golpes. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário.

Fique atento

Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site, usando a autenticação pelo login gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário, que são as seguintes:

Nome: Ipva Sefaz/RS

CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81

Instituição: Bco do Estado do RS S.A

Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080

Bco do Estado do RS S.A.

Mais informações, no site da Receita Estadual.

Últimas Notícias

Destaques