Outro filme do Caixa de Abelha é destaque mundial. O coletivo montenegrino de pesquisa e criação audiovisual foi convidado a levar o curta-metragem “Zé de Lima, Rua Laura, 1010” ao festival Elo(Kuva)Kuu 2023, na Finlândia. Ele será exibido nesta quarta-feira, dia 14. A película, usando o método de “stop motion” e interação entre ator e objetos foi inteiramente produzido e gravado em Montenegro.
O roteirista e ator do curta, Tiago Bayarri, explica que o evento é realizado pela Galleria Kyy, na cidade de Savonlinna. “Esse festival faz parte de um grande evento cultural de Savonlinna que abarca diversos festivais que são realizados pelos arredores, por artistas diversos, chamado ‘S Creatives Festival’”, completa.
Pois a obra do Caixa de Abelha foi um dos 83 curta-metragens selecionados, entre mais de 1.500 inscritos de 34 países. Estes estão segmentado em quatro categorias: filmes e documentários sobre arte de rua; cinema experimental; filmes de animação e filmes que pautam temáticas e representatividades LGBTQIAP+. “Nosso filme foi submetido e selecionado na categoria de cinema de animação”, explica.
O festival ‘S Creatives Festival’ não tem caráter competitivo, mas é uma grande vitrine para a cena independente brasileira, especialmente em Montenegro. Bayarri defende o estilo ‘stop motion’ sem falas, pelo fato de possibilitar uma comunicação em qualquer outro país ou linguagem, tornando o trabalho mais acessível e podendo chegar a mais espaços de reflexão.
Outra obra do coletivo também será destaque mundial neste mês. O curta-metragem independente “C**** de P***”, com direção de Luís Felipe Fernandes, “Lulu”, estará representando o Brasil no festival “Vegan Çiftlik Short Film Festival”, na Turquia, nos dias 29 e 30 de junho.
Ficha Técnica
Realização: Coletivo Caixa de Abelha
Roteiro e Produção Executiva: Tiago Bayarri
Direção e Animação: Gabriela Mauss e Luís Felipe Fernandes
Atuação: Tiago Bayarri
Direção de Fotografia: Maria Luiza Apollo
Assistência de Fotografia e Eletricista-Chefe: Victor dos Santos
Direção de Arte: Florencia Chen
Edição e Mixagem de Som: Luís Felipe Fernandes
Montagem, Finalização e Produção de Set: Maria Luiza Apollo
Sinopse reduzida
Um jovem coleciona correspondências roubadas. Semanalmente vai à caixa de correio de casas próximas de sua residência e pega um pacote ainda não buscado pelo destinatário. Pois certo dia, leva para casa e desembrulha um pacote como se tivesse chegado para si. Mas até agora não fora encontrada coisa ou matéria física capaz de dar cabo às suas lacunas de existência. Essas coisas que tem são coisas que são como se fossem, coisas que podem ser imaginadas, utilizadas e projetadas. O que aconteceria se o lugar desse objeto de desejo fosse ocupado por um objeto-enigma, uma matéria ambígua, capaz de desafiar o conhecido e pôr em cheque seu próprio desejar?