Neste sábado, dia 24, das 20h30min às 21h30min, o Instituto de Educação São José promoverá a Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour. Magda Gyslene Machado, professora responsável pelo projeto SJ Sustentável, afirma que esse é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. “É uma iniciativa mundial da Rede WWF, na qual eu me filiei há cinco anos, para enfrentar as mudanças climáticas”, comenta. Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidade e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.
A WWF começou a mostrar sua preocupação com o planeta há sete anos, na Austrália. Magda afirma que o São José é a primeira escola montenegrina a aderir ao projeto e lembra que essa é uma edição especial: a começar pela data, pois a atividade é realizada sempre no último sábado de março. “Esse ano teve a alteração por conta da Páscoa. Às 20h30min, a escola, a catedral, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores desligarão a iluminação de suas fachadas como ato simbólico”, afirma. As luzes da rua, porém, permanecem acesas, por questão de segurança.
A escola será iluminada por uma hora, ou seja, até as 21h30min, por tochas de fogo. Magda conta que haverá atividades como visualização de constelações com um telescópio, apresentação do Coral Vozes, ginástica relaxante, apresentação de professores e alunos de violão e a montagem de três quebra-cabeças que formam três pandas, atividade essa que valerá pontos para as equipes da gincana da instituição.