As obras de recuperação nas pistas da BR-386 em Montenegro evoluem, criando expectativa de o fluxo ser liberado nós próximos dias. O trecho junto à praça de pedágio – entre comunidades Volta do Anacleto e Porto Garibaldi – foi destruído pela inundação do Rio Caí que cobriu a rodovia por vários dias de maio.
A concessionária CCR ViaSul anunciou projeta conclusão total até o início do mês de julho, com restabelecimento pleno do tráfego nas quatro faixas (ida e volta) e de todas as cancelas do pedágio. Na terça-feira, dia 25, a empresa já liberou mais uma pista por sentido no trecho, sem a necessidade de operar em sistema contra-fluxo.
Os serviços foram ininterruptos, com a atuação de cerca de 50 trabalhadores e 15 máquinas, em ações de limpeza, terraplenagem, pavimentação, sinalização e dispositivos de segurança viária. O material removido foi reutilizado de duas formas distintas: pavimentação de vias marginais de revestimento primário e na composição da sub-base.
Para dar nova vida útil, o asfalto fresado foi beneficiado através de processo de britagem, sendo novamente usinado com a inclusão de cimento na mistura. Esta técnica possibilitou a reaplicação de 800 m³ de material oriundo das remoções de pavimento.