Saúde tem número recorde de atendimentos em maio

A grande procura por atendimento, principalmente nos plantões da Secretaria Municipal e nas unidades básicas de saúde, motivou a realização de uma reunião em Montenegro. O tema vem sendo muito discutido nas sessões da Câmara, principalmente pelos vereadores Talis Ferreira (PP) e Paulo Azeredo (PDT), que se queixarem da demora, filas e dificuldades de contato por telefone. Por isso o presidente da Câmara, Felipe Kinn (MDB), solicitou o encontro. Além de vereadores, participaram o prefeito Gustavo Zanatta, secretários municipais como da saúde, Andreia Coitinho da Costa e coordenadores das unidades básicas de saúde.

A Prefeitura informou que o número de atendimentos atingiu números recordes no mês de maio. Segundo a Prefeitura, para atender a demanda, foi ampliada a quantidade de médicos à disposição da comunidade e aberta a UBS Centro aos sábados e domingos.
Os profissionais da saúde fizeram questão de mostrar aos parlamentares que todas as unidades possuem o número adequado de médicos. Inclusive, apresentaram as escalas e as estatísticas com o tempo médio de filas de acordo com o modelo de classificação de riscos. “No serviço 24h, há sempre três profissionais à disposição das 7h às 19h, mais um médico que atende crianças. Das 19h às 7h, são dois. E colocamos reforços nos momentos de grande fluxo”, exemplificou a secretária Andreia.

Ela destacou que a gripe e outras doenças respiratórias aumentaram a procura nas unidades ao longo do mês de maio. Citou que no posto da Santo Antônio, por exemplo, onde a média mensal de atendimentos era de 1.046 até abril, o número subiu para 1.587. Já no Plantão 24h, no mesmo período, subiu de 4.450 para 7.102.

Últimas Notícias

Destaques