Hoje é uma data muito importante, pois é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. O dia foi escolhido porque 1º de setembro coincide com a data em que entrou em vigor a lei que regulamenta a profissão, que possui como função principal promover a saúde da sociedade por meio de atividades corporais. Esta data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes. Além disso, o professor de Educação Física ensina valores, como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação.
Ontem, 31, também foi um dia de celebração que casa exatamente com a data de hoje: Dia do Nutricionista. A ideia é homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes. Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado: desde hospitais, escolas, ginásios esportivos, clínicas particulares e etc. Aliás, o trabalho do nutricionista é fundamental para o sucesso do desempenho dos atletas. O profissional de nutrição adquire uma importância maior a cada dia, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética, a saúde e o bem-estar do corpo.
Mas, afinal, o que as duas datas têm em comum? Absolutamente tudo! Quando uma pessoa, por vontade própria ou por problemas de saúde, decide mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa saudável, estes profissionais são fundamentais e devem estar alinhados para um bom resultado. Quando se programar e decidir cuidar melhor da saúde, saiba que diversos benefícios virão como consequência, como melhora na qualidade do sono, perda de peso, bem-estar, bom humor, melhora na autoestima, maior disposição, entre outros. A seguir, algumas dicas podem te ajudar a ser uma pessoa mais saudável, mas, lembre-se: a consulta com os profissionais adequados é imprescindível.
Importância dos hábitos saudáveis
Uma vida saudável depende de diversos fatores. Não basta praticar atividades físicas esm uma alimentação nutritiva e balanceada, por exemplo. Da mesma forma que a produtividade no trabalho está diretamente ligada a bons momentos de lazer e uma boa noite de sono. O ideal ao procurar dicas para uma vida saudável é diminuir a pressão e o estresse, ao mesmo tempo que nos mantemos motivados e empenhados em perseguir os benefícios que esses hábitos podem trazer. De modo geral, a importância de hábitos saudáveis é notável em três benefícios principais.
O primeiro deles é mais saúde. É possível melhorar a sua saúde a partir dos hábitos que você inclui em sua rotina. A alimentação pode reforçar a imunidade, diminuindo a frequência com que uma pessoa fica doente ou suavizando a intensidade e duração dos sintomas. O segundo é mais qualidade de vida. Também é importante entender que isso se estende para a saúde mental, permitindo que se possa enxergar a própria existência de forma mais harmônica. O estresse pode prejudicar nossa imunidade e dificultar uma vida mais plena. Hábitos que priorizam e promovem o bem-estar facilitam o relaxamento e aumentam a sensação de prazer, o que auxilia a alcançar bons resultados em nossas atividades diárias, das mais simples até as mais complexas. E o último é maior longevidade. Ao seguir dicas para uma vida saudável e ser recompensado com a melhora na saúde e qualidade de vida, podemos aumentar a nossa longevidade e aproveitar ao máximo a vida por inteiro.
Dicas de hábitos saudáveis
Evite refrigerantes e sucos prontos
O consumo de refrigerantes normais está relacionado a diabetes e obesidade, enquanto o de não adoçados (como light, diet e zero) causa piora do funcionamento dos rins. Já a frutose proveniente das frutas e que adoça os sucos prontos, quando consumida em excesso, pode provocar aumento da pressão arterial.
Distribua as refeições ao longo do dia
Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições (principalmente à noite). Além disso, evite que o corpo entre na chamada “reserva de energia”, que é quando o organismo entende que, pelo jejum prolongado, precisa armazenar calorias, dificultando a perda de peso.
Aumente o consumo de líquido
Preferencialmente água. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Não espere a sede. Se ela chegar, é sinal de que o corpo já está desidratado.
Prefira alimentos integrais
Substitua os carboidratos refinados. Os integrais levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior tempo de saciedade e melhor funcionamento do intestino.
Não consuma alimentos muito calóricos no jantar
Isso pode prejudicar o sono. Além disso, como o metabolismo fica mais lento à noite, o gasto de calorias nesse período será menor, podendo gerar ganho de peso.
Pratique
atividades físicas
As atividades físicas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse. Para quem tem mais de 35 anos, exercícios físicos ajudam a manter a massa muscular. A prática é importante porque parte do metabolismo depende da massa muscular.
Cuidado com o álcool e cigarro
Procure informação e ajuda para parar de fumar ou de consumir álcool em excesso. O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório. Já o álcool, além de trazer problemas comportamentais, é bastante nocivo ao fígado e ao pâncreas, que são fundamentais para o nosso metabolismo.