Nesta semana, a cidade Bento Gonçalves sediou o 31º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS). Assim como no ano passado, o evento promove a “Mostra de Experiências Exitosas”, um espaço que permite a troca e a reflexão sobre gestão e organização de serviços de saúde. O objetivo principal é promover ações bem-sucedidas do SUS, criativas e inovadoras, que façam a diferença no atendimento e acolhimento da população usuária.
Ainda, o Congresso teve por finalidade a troca de ideias e o compartilhamento de informações, fazendo dele uma grande rede multiplicadora de conceitos aplicáveis junto a diferentes localidades e realidades, contribuindo para o desenvolvimento da saúde pública no Estado.
Realizado entre os dias 22 a 25 de abril, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou da mostra com a apresentação de três trabalhos:
– Unindo Forças no Combate ao Aedes aegypti: A experiência dos mutirões como promotora da aproximação da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica;
– O “Dia D” como espaço para compartilhar saberes e aprendizagem no combate ao mosquito Aedes aegypti;
– Projeto “Beija Flor” como proposta de integração e melhoria das práticas dos trabalhadores da Vigilância em Saúde.
A Chefe da Vigilância de Montenegro, Silvana Schons, destaca a importância dos projetos criados pela Secretaria Municipal de Saúde “O Congresso é um momento para troca de experiências e fortalecimento de laços. Através dos nossos projetos conseguimos desenvolver mudanças de hábitos na população, promovendo prevenção de doenças e uma melhor qualidade de saúde”, ressaltou Silvana.