O mês de setembro também é dedicado à prevenção do câncer de cólon e reto. É a campanha conhecida como Setembro Verde. O câncer colorretal (intestino grosso) normalmente tem progressão lenta e silenciosa. Os sintomas costumam surgir quando os tumores já apresentam tamanho considerável.
De acordo com a coloproctologista Greyce Berton, da Unimed Vale do Caí, os exames de prevenção são muito importantes. “Indica-se exames de pesquisa de sangue nas fezes (exames com alta sensibilidade, porém baixa especificidade) e, principalmente, colonoscopia”, destaca. “É um exame endoscópico do intestino grosso. Através dele, pode-se identificar tumores iniciais, muitas vezes ainda em fase benigna e passíveis de ressecção durante o próprio exame”, complementa.
Devido a esses benefícios, a colonoscopia é, atualmente, um exame de rotina e indicada para a população em geral a partir dos 50 anos – embora estudos recentes indiquem benefício populacional já a partir dos 45 anos – e a partir dos 40 anos quando há história familiar de câncer de intestino. Quando o exame tem resultado normal, é realizado a cada cinco anos. “Previna-se! Mantenha uma alimentação saudável e faça exames periodicamente. O câncer colorretal pode ser evitado!”, finaliza.