Neste domingo, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Não ao acaso, na véspera, dia 6, é o Dia Mundial da Atividade Física. Para manter a saúde em dia, a atividade física é essencial. E muitas atividades são incluídas nessa categoria. Vale caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar, fazer musculação, lutar, entre tantas outras. Para quem tem pouco tempo, às vezes, é mais fácil frequentar a academia por alguns minutos diários e deixar as atividades ao ar livre para os finais de semana.
O sedentarismo é um dos principais fatores para doenças vasculares, obesidade, diabetes e doenças crônicas. Segundo dados recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada quatro adultos no mundo são sedentários e o compromisso da instituição é diminuir esse número em 15% até 2030. A educadora física e nutricionista Raíssa Joner analisa alguns exercícios básicos que servem para tirar qualquer um do marasmo e colaboram para a saúde do corpo humano, como o agachamento, avanço, prancha, flexão de braço e polichinelo.
“São exercícios de base, funcionais, do qual se utiliza o peso do corpo para serem realizados, chamamos exercícios de base, pois, a partir destes, ensinamos os demais movimentos”, detalha. Esses exercícios, quando trabalhados e fortalecidos melhoram a funcionalidade do corpo – caminhar, correr, agachar para buscar algo do chão, segurar um bebê, se sustentar durante uma jornada em pé, entre outros.
Qual a frequência necessária?
Para que os exercícios sejam efetivos no condicionamento físico, é necessário que sejam feitos duas ou três vezes por semana em três sessões de 10 a 20 repetições cada. Assim, a prática se torna regular e o reflexo na saúde é garantido.
Confira características dos exercícios básicos:
Agachamento e avanço: trabalham a força dos principais músculos inferiores (quadríceps, glúteos, posteriores da coxa);
Flexão de braço: trabalha os músculos das costas, peitorais, os ombros e braços;
Prancha: trabalha um pouco de cada grupo muscular pois mantém os quatro apoios sobre o chão e o corpo sustentado (antebraços e pés);
Polichinelo: é um exercício dinâmico, com movimentos coordenados de braços e pernas, ele faz com que a frequência cardíaca se eleve para mandar mais sangue aos membros. Por isso é um excelente exercício, melhora o sistema cardiovascular e cardiorespiratório.