É crescente o número de pessoas que decide não consumir carne. Os motivos variam. Há quem escolha o vegetarianismo por acreditar que alimentar-se de carne – em especial a vermelha – seja prejudicial à saúde. Há, ainda, quem prefira não se alimentar de proteína animal, mesmo apreciando o sabor, por convicção de que os animais não devem ser vistos ou tratados como um alimento, já que são seres vivos. Uma pesquisa recente do Ibope apontou que 14% dos brasileiros com mais de 16 anos, ou seja, cerca de 22 milhões de pessoas, já se declaram vegetarianos.
Engana-se quem pensa que esses milhões têm os mesmos gostos e escolhas. Ser vegetariano atualmente implica definir em qual sub-categoria se está incluído. Há desde os grupos mais radicais, que não comem nenhum derivado animal; os veganos, que vão além das refeições; e os mais flexíveis, que não comem apenas carne vermelha. Muitos iniciam com um vegetarianismo mais brando e restringem seus hábitos depois.
Nas Receitas Saudáveis, você tem duas sugestões de pratos sem carne.
Conheça os principais grupos de vegetarianos
Ovolactovegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne (nem frango, peixe ou frutos do mar), mas fazem uso de laticínios e ovos. É o vegetarianismo mais comum, embora ingira produtos de origem animal.
Lactovegetarianos: consomem derivados do leite, mas se abstêm de ovos. Além de também não consumirem nenhum tipo de carne.
Veganos: O veganismo é uma prática que vai além da alimentação. Os adeptos não consomem carne de nenhum tipo, leite e ovos. Também se abstém de ingerir qualquer outro alimento que venha de um animal, como, por exemplo, o mel e a gelatina. Os veganos têm por prática a fiscalização de marcas de qualquer produto para verificar se esses fazem testes em animais ou se aproveitam destes em qualquer sentido. Não utilizam qualquer produto que considerem ter agredido ou afetado um animal. Vestir uma peça de lã ou calçado de couro é proibido.
Ovovegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne ou leite, mas mantêm os ovos na dieta.
Vegetarianos estritos: Não consomem nenhum tipo de carne, laticínios ou ovos em sua alimentação.
Semi-vegetarianos: São considerados assim os indivíduos que comem apenas a chamada “carne branca”, ingerindo peixe e frango. Em geral, tentam reduzir esse consumo para menos de três refeições por semana. Costuma ser uma fase transitória.
Pescetarianos: É o nome dado às pessoas que incluem na alimentação peixes e frutos do mar, mas excluem a carne de outros animais.