Mantenha sua boca livre de cáries

Apesar de o tema ser fruto de preocupação maior entre os pais de crianças, a cárie dental não é exclusiva da infância e exige prevenção pela vida toda. A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte e uma camada do dente chamada dentina. Mas então por que é mais comum ouvir falar de cárie em crianças?

Simone Scherer, cirurgiã-dentista, cárie, prevenção, higiene bucal. Foto: arquivo pessoal

A cirurgiã-dentista Simone Scherer explica que a cárie é sim uma preocupação entre todas as idades, porém, quando criança, é preciso maior cuidado dos pais, pois dependendo da idade do filho, é preciso auxiliá-lo ou assumir a tarefa de higienização bucal. Nem sempre esses cuidados são bem aceitos, tornando mais difícil o controle. Já o adulto consegue realizar sua própria higiene e normalmente tem conhecimento sobre como prevenir. “Mas isso não impede o adulto de ter cárie em uma região de difícil acesso para higiene”, ressalta Simone.

Essa desmineralização da estrutura dental ocorre pela placa – formada por bactérias – não eliminada completamente na escovação e com o fio dental. As bactérias da placa produzem ácidos que atacam o esmalte e criam pequenas cavidades nos dentes, chamadas de lesões da cárie. Se não for feito o tratamento adequado, com o tempo, as lesões podem progredir e destruir por completo o dente.

A prevenção começa por minimizar o consumo de alimentos açucarados e pegajosos, que colaboram para formação da placa bacteriana. É preciso escovar os dentes regularmente com creme dental que contenha flúor. Ele ajuda a prevenir a cárie, pois torna o dente mais resistente. Usar diariamente o fio dental também auxilia ao eliminar a placa e as partículas de alimentos que ficam nos espaços entre os dentes.

O tratamento depende do grau que a cárie se encontra. Na inicial (mancha branca opaca), são feitas quatro aplicações de flúor no consultório odontológico. Na cárie intermediária (que não atingiu a polpa do dente) o tratamento é feito com restauração. Já na profunda (com invasão da polpa destinaria) é feito tratamento de canal.

A cárie surge quando a placa formada por bactérias não é eliminada completamente na escovação. foto: reprodução internet

Cuidados devem vir desde a primeira infância
Os pais devem ter atenção com a dentição dos filhos desde cedo, antes mesmo de os dentes de leite nascerem. O bebê recém-nascido, após ser amamentado, deve receber uma higienização da gengiva, feita com fralda umedecida ou gaze. A introdução do açúcar na alimentação não deve ser feita antes de dois anos de vida. Na fase do uso da mamadeira deve haver cuidados com a higiene, principalmente se há líquido que contenha açúcar. E se o bebê dorme após se alimentar, deixando a higiene de lado, podem surgir cáries generalizadas, também chamadas de cárie de mamadeira.

Cuidar dos dentes significa, também, investir na formação de bons hábitos alimentares. “Evitar as beliscadas fora de hora, com salgadinhos, bolachas recheadas, balas e refrigerantes. Devem ser feitas refeições nos horários corretos, seguidas da escovação dos dentes”, orienta a dentista.

Após o nascimento dos primeiros dentes de leite, deverá ter início a escovação, com a escova de dedo utilizando pouca pasta de dente – tamanho de um grão de arroz cru – com flúor. Simone Scherer explica que é necessário cuidar dos dentes de leite, porque, se ele é perdido precocemente, a dentição permanente sofrerá prejuízos. “E fiquem de olho! A cárie não é só mancha preta ou cavidade, ela inicia com uma mancha branca opaca e neste estágio é possível tratar sem que precise restaurar o dente”, alerta.

Forma correta de escovar os dentes
A higienização deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia abrangendo todas faces dos dentes e utilizando o fio dental, pois o uso dele é essencial para remover resíduos que a escova não tem acesso. Já o enxaguante bucal é um coadjuvante na higiene. Escolha uma escova macia e de tamanho adequado para conseguir atingir todos os dentes. Nunca escove com força. Isso pode gerar retração da gengiva, causando grande sensibilidade. E converse com seu dentista para ele orientar a melhor forma para realizar uma higiene correta.

Sinais e Sintomas

– Dor de dente;
– Sensibilidade a alimentos e bebidas doces, quentes ou frios;
– Dor ao mastigar.

Últimas Notícias

Destaques