Macarrão é “absolvido”

Vários alimentos já foram considerados vilões para a saúde e hoje estão na lista dos saudáveis. A manteiga e os ovos são dois deles. Ao que tudo indica, o próximo vilão a ser absolvido pelos cientistas é o macarrão, que segundo pesquisa não pode ser responsabilizado pelo ganho de peso.
A explicação para a mudança é que, segundo um estudo do Hospital St. Michael, em Toronto, Canadá, feito com quase 2.500 pessoas, diferentemente da maior parte dos carboidratos refinados, macarrão tem um baixo índice glicêmico. O resultado disso é um menor aumento nos níveis de açúcar no sangue. No estudo, os participantes comiam massa ao invés de outros carboidratos. Porém, o alimento era parte de uma dieta saudável.

“De fato, a análise mostrou uma pequena perda de peso. Por isso, ao contrário das preocupações, talvez a massa possa fazer parte de uma dieta saudável, com baixo índice glicêmico”, afirma o principal autor John Sievenpiper, cientista clínico do Centro de Nutrição Clínica e Modificação de Risco do hospital.

Os participantes do estudo comeram, em média, três porções de massa por semana. Casa porção equivale a meia xícara de massa cozida. Houve registro de perda de peso entre eles, cerca de meio quilo ao longo de um acompanhamento médio de 12 semanas. Mas muita calma antes de fazer aquele espaguete à carbonara. Além do estudo não ter feito nenhuma referência aos molhos e acompanhamentos, os resultados só associam o consumo da massa sem o ganho de peso quando ela faz parte de uma dieta equilibrada e de baixo índice glicêmico. Ou seja, o consumo de macarrão é compensado em outras refeições.

Últimas Notícias

Destaques