Áreas vermelhas ou brancas na boca, feridas que não cicatrizam em 15 dias, sangramento sem causa conhecida e nódulo no pescoço. Esses podem ser sintomas de um câncer bucal. Outros sinais merecedores de atenção são rouquidão persistente e dificuldade para falar, mastigar ou engolir, em casos mais graves.
O tratamento, na maioria dos casos, é com cirurgia, independente da dimensão do tumor. A radioterapia e quimioterapia são indicadas quando a cirurgia não é possível ou quando traria sequelas funcionais importantes, ocasionando dificuldades para a reabilitação do paciente e afetando sua qualidade de vida. Também é possível a combinação entre procedimento cirúrgico e os dois procedimentos.
De acordo com o Instituto Nacional Câncer (Inca), em 2018 foram registrados, no Rio Grande do Sul, 12,45 novos casos de câncer bucal para cada 100 mil habitantes do sexo masculino e 2,45 novos do sexo feminino. Para chamar atenção à questão, a Secretaria Estadual da Saúde realiza o Maio Vermelho. Durante o mês, estão sendo promovidas ações em diversos municípios para repassar orientações e serem feitos exames.
A coordenadora da seção de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado, dentista Tatiana Lafin, explica que feridas na boca, que são avermelhadas ou esbranquiçada não cicatrizam em 15 dias, precisam ser melhor examinadas. Isso pode ocorrer no lábio, na bochecha, na língua ou no palato (céu da boca).
Ela destaca ser comum pacientes buscarem ajuda quando a doença já está em estágio avançado. “Na maioria das vezes, as pessoas acabam procurando quando a lesão já está muito grande. Quanto antes observar e for avaliada a lesão, melhor. Às vezes, algumas ainda não são, mas podem se transformar em um câncer”, ressalta Tatiana.
O tabagismo é o maior vilão ao se falar de câncer bucal, aumenta em 54% a chance da doença. Também estão entre os fatores de risco o consumo regular de bebidas alcoólicas e exposição excessiva ao sol. Além disso, alguns tipos têm relação com o vírus HPV, por isso, é preciso usar preservativo durante o sexo oral.
Evitar fumar, beber apenas socialmente, manter a higiene bucal sempre em dia e visitar o dentista com frequência são atividades aconselháveis para diminuir os riscos da doença. Outra dica é ter uma alimentação rica em frutas e verduras.
Maio Vermelho alerta sobre a doença
Para orientar e alertar para o tema, a Secretaria da Saúde está promovendo diversas ações sobre orientações e exames para diagnóstico no Estado. Na região, estão sendo realizada durante todo o mês em Maratá.
Em Montenegro, no dia 31, serão feitos exames para verificar a existência de câncer bucal. Se o teste for positivo, o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo).
Sintomas
– Feridas ou caroços que não cicatrizam em 15 dias;
– Áreas vermelhas ou brancas na boca;
– Sangramentos sem causa conhecida;
– Rouquidão persistente;
– Dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
Dicas para prevenção
– Não fumar;
– Procurar o dentista com frequência;
– Manter a higiene bucal em dia;
– Comer frutas e verduras com frequência;
– Usar camisinha no sexo oral (em alguns casos).