HM inicia programa de capacitação ao Cultura Doadora

O Hospital Montenegro (HM) deu o pontapé inicial num programa de capacitação sobre doação de órgãos. Em atividade realizada no final da tarde de quarta-feira, 4, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) abordou o programa Cultura Doadora Montenegro. Foram apresentadas informações – a colaboradores do hospital e também ao público externo – sobre a comissão e a razão da captação de órgão ser tão importante.

Tatiana Michelon, Cultura doadora, doação, HM, Hospital Montenegro, órgãos, transplantes
Tatiana Michelon, diretora Clínica do HM, apresentou detalhes do Cultura Doadora Montenegro ao público do hospital e também da comunidade

A diretora Clínica no HM destacou que o objetivo é aproximar a todos e levar informação a quem quiser. Ela iniciou sua apresentação destacando que, a partir do momento que o HM tornou-se referência para casos de Acidente Vascular, houve uma mudança de perfil da UTI. “A morte encefálica, quando o comando cerebral para enquanto os órgãos ainda podem ser preservados por algum tempo em UTI, é sempre súbita. Um AVC ou um traumatismo. E é preciso que todos saibam lidar com essa situação, dolorosa às famílias, mas que possibilita salvar outras vidas”, destacou a médica.

A coordenadora da ONG Cultura Doadora, ligada ao Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS), Glaci Borges, contou um pouco do início do seu trabalho. Um dos primeiros passos foi abordar o tema no meio educacional, mas a palavra “morte” não era bem vinda. Aos poucos, no entanto, o ato de doar, muito mais abrangente, ganhou espaço. “A criança vê tudo de uma forma muito bonita. O medo é do adulto”, resumiu Glaci.

A campanha que ainda se inicia já trouxe frutos, pondo fim ao 100% de negativas familiares. Após anos sem nenhuma captação, em 2018 houve, até o momento, quatro casos de possíveis doadores. Dois resultaram em doações e os demais foram negados pelas respectivas famílias. As capacitações serão mensais, sempre na 1ª quinta-feira do mês e abertas à comunidade.

Últimas Notícias

Destaques