Formas para deixar o ovo mais saudável

O ovo já se livrou a fama de vilão do colesterol e inimigo do coração. Estudos indicaram que ele contém lecitina, uma substância capaz de mudar a forma como o organismo absorve o colesterol. Então o ovo auxilia na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Hoje ele é considerado uma ótima fonte de proteína, além de fornecer as vitaminas A, D, E, K e do complexo B, e minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3. Mas tudo isso se perde caso a forma de preparo envolva acrescentar muita gordura. Ovo frito é paixão de muitos brasileiros, mas, é possível deliciar-se com outras preparações muito mais leves. Veja:

Apenas cozido na água, o ovo tem só 75 calorias. Essa é uma das melhores formas porque, com a gema bem cozida, se elimina qualquer risco de contaminação da bactéria Salmonela. Na maionese caseira, por exemplo, existe esse risco. Uma dica é cortar o ovo cozido em pedaços pequenos e misturar na salada verde. Fica gostoso e dá mais saciedade.

O ovo quente não é unanimidade, mas tem seus apaixonados. E, para muitos, tem gosto de infância. Aquele ovo cozido apenas por 2 min, no qual a gema ainda está líquida, com o acréscimo apenas de uma pitada de sal.

Na omelete o ovo fica ainda mais nutritivo, já que é possível acrescentar os mais diversos ingredientes. Tomate, cenoura e brócolis, entre outras opções, deixam o prato ainda mais colorido. Prepare no antiaderente para dispensar o óleo. Ou experimente uma omelete assada.

Você já fritou o ovo na água? É possível, basta colocar um fundo de água na frigideira e, ao levantar fervura, colocar o ovo.

Mas atenção: fique de olho no prazo de validade e cuidado com a conservação. Eles devem sempre estar na parte mais alta da geladeira. E antes do consumo precisam ser higienizados para evitar contaminação.

Últimas Notícias

Destaques