Escolha o seu tipo de leite

Gostando ou não do leite, escapar dele é difícil. Seja por suas importantes características nutricionais ou pela variedade de receitas nas quais é utilizado, aqueles que não podem consumir ou têm restrição alimentar precisam de bastante cuidado na hora de definir uma refeição. Na vitamina, no bolo, nos molhos e muitas sobremesas lá está o leite escondidinho entre os ingredientes. A boa notícia é que hoje existe grande variedade entre os leites de origem animal e, também, várias opções de origem vegetal. Veja algumas:

Com alto valor nutritivo, leite de quinoa é indicado para “variar” no cardápio. Ele não apresenta quantidades significativas de cálcio, porém, é o cereal com maior teor de proteína. Em 200ml da bebida há 90kcal aproximadamente.

A opção sem lactose é destinada aos intolerantes ao açúcar predominante do leite. Também há versões semi-desnatado com zero lactose. Outra opção são as bebidas de baixa lactose. Porém, o consumo dessas depende do grau de intolerância de cada indivíduo. Cada 200ml de leite zero lactose têm aproximadamente 80kcal.

O leite de soja é uma das alternativas mais conhecidas entre os leites vegetais. Ele é rico em proteína e deve estar na alimentação de quem é vegetariano. Já como substitutivo de cálcio é pouco eficiente. Num copo de 200 ml de leite de soja são consumias 84 kcal.

O leite de cabra é mais forte e com mais gordura que o de vaca. Por isso, quem tem problemas com colesterol precisa consumir com cuidado. Ele é fonte de cálcio e ferro, vitaminas B6 e B12, mesmo que em menores quantidades que o leite de vaca. Essa bebida pode ser alternativa aos intolerantes do leite de vaca. A cada 200ml são 132 kcal.

As opções mais leves são as semi-desnatado ou desnatado. No caso da semi, são 50% menos gorduras que o leite integral, sem perda de cálcio, por exemplo. Um copo de 200ml oferece 90kcal. Já o desnatado não tem gordura e a mesma medida oferece apenas 70kcal. Apesar de ser recomendado a quem quer perder peso, vale destacar que a falta de gordura também gera menor sensação de saciedade.

O leite de vaca integral é o mais utilizado e pode ser encontrado em três versões (tipo A, B, C). A diferença está na quantidade de micro-organismos presentes e no tempo limite recomendado ao consumo. Essas bactérias são naturais do leite e não comprometem a saúde de quem consome a bebida. Os três tipos da bebida têm valor nutricional semelhante e cada 200ml oferece 120kcal.

O leite de arroz tem o mesmo valor energético do de quinoa, porém é mais pobre nutricionalmente. Além de ter baixo teor em cálcio, ele contém mais carboidratos que o leite de vaca. Nas versões industrializadas é preciso cuidado com os aditivos.

Últimas Notícias

Destaques