Erros na hora de cozinhar podem prejudicar a sua saúde

Aquela cozinha brilhando e, aparentemente, sempre muito limpa, pode ser sim foco de bactérias. Por isso, na hora de cozinhar e armazenar alimentos, o melhor e seguir algumas regras. O biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, listou algumas atitudes comuns e que prejudicam a saúde. Será que pode guardar comida quente na geladeira? E botar o pano de prato para secar no quentinho do fogão? Veja as dicas!

1 – Temperatura ambiente
O almoço estava gostoso, mas, logo após comer é necessário sair. Ou, então, depois da refeição farta e em família, aquela de domingo, é o momento oficial da soneca. O que você faz? Se a resposta for deixar a comida ainda morna sobre a mesa ou fogão, melhor repensar. Se ficar por mais de 1 hora em temperatura ambiente a comida começa a perder qualidade e oferecer riscos.

2 – Comida ainda quente na geladeira?
A comida deve ir para o refrigerador mesmo que esteja quente. Para que o alimento fique frio mais rápido, uma ideia é retirá-lo da panela onde foi preparado e guardá-lo em pequenas porções, que devem ser adequadamente fechadas somente após duas horas na geladeira.

3 – Nada de 5 segundos
O senso comum diz que ao derrubar um alimento no chão, se o contato entre o alimento e o solo durar menos de cinco segundos, ainda é possível ingeri-lo. Mas não é o que indicam os estudos. Esse tempo pode ser suficiente para a contaminação. Dependendo do caso, o contágio pode ocorrer instantaneamente.

4 – Cuidado com a validade
A verdade é que os prazos de validade são determinados com uma certa margem de segurança. Isso significa que, se o resultado da análise de um produto der que o prazo é de três meses e 10 dias, por exemplo, a data passada para o consumidor será de três meses. Isso não significa ser indicado consumir porque, além do prazo, não é garantida a integridade do alimento, mesmo que seja apenas um dia depois da data.

5 – Manter o vinagre aberto e fora da refrigeração
O vinagre, assim como o ketchup, a mostarda e a maionese, deve ser guardado na geladeira após aberto. Caso contrário, as bactérias podem se proliferar, se depositar no fundo do frasco e estragar o tempero.

6 – A esponja de louça pode ser perigosa
Nada de esponja velha. Para os especialistas em higiene o ideal é trocar com frequência. Por acumularem restos de alimentos e ficarem, muitas vezes, guardadas em recipientes com água, as esponjas podem favorecer o acúmulo de bactérias responsáveis por sintomas como diarreias, cólicas e vômitos.

7 – Pano de prato úmido
De acordo com o Dr. Bactéria, este pano possui um milhão de bactérias a mais do que o tampo de um vaso sanitário de um banheiro público, sabia? Tudo porque fica úmido, secando sobre o fogão ou a pia. Cuidado, melhor não arriscar.

Últimas Notícias

Destaques