Esqueça o temor que a cadeira do dentista já gerou em crianças de todas as idades. A visita a esse profissional, nos dias atuais, está muito mais ligada ao bem-estar e a uma boca saudável do que à dor. Na última quarta-feira, 25, foi festejado o Dia do Dentista Brasileiro, momento propício para falar das inovações e desafios da profissão.
É a profissão de mais de 245 mil profissionais no Brasil e, segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o Cirurgião Dentista tem a função não apenas de tratar a saúde bucal da população, como, também, de prevenir doenças no organismo. Vale lembrar que a saúde do corpo humano precisa ser cuidada como um todo e existe relação entre a boca e diversas outras doenças.
A data nacional coincide com a assinatura do decreto 9.311, de 1884, quando foram criados os primeiros cursos de odontologia no Brasil. Por isso, essa foi a data escolhida para homenagear os profissionais da área. O cirurgião dentista é responsável por cuidar dos dentes, de problemas na gengiva, boca e ossos da face. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras. O curso superior de odontologia tem duração cinco anos.
Lembrou que é necessário marcar uma consulta de rotina com o seu dentista? Antes, pesquise e encontre um profissional da sua confiança. As consultas de rotina, que incluem a limpeza dos dentes, ajudam a manter seus dentes mais limpos e evitam o desenvolvimento de problemas. Essa mudança de enfoque, que fez com que os profissionais deixassem de apenas tratar doenças e passassem a se dedicar a cuidados preventivos e até mesmo estéticos foi uma das grandes conquistas da odontologia.

“A profissão evoluiu, ganhou novo enfoque com o passar dos anos”
Magnus Dhein, de 56 anos, é cirurgião dentista. Quando questionado há quanto tempo atua na profissão ele responde com um resumido “muito”, acompanhado de um sorriso. O tempo de profissão, no entanto, não o impede de desejar aprender sempre mais. Essa é, aliás, é uma constante em sua carreira. “A profissão traz muita satisfação ao profissional. Mas quem hoje pensa em ser cirurgião dentista deve saber que estará sempre se atualizando”, conta Dhein, que só esse ano fez oito cursos de aperfeiçoamento.
Montenegrino, Magnus Dhein formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e começou a exercer a profissão em Salvador do Sul, passando depois a atender em Montenegro. Ele avalia que houve uma mudança de enfoque positiva à profissão. “Quando me formei, a gente era preparado para tratar doença. Hoje se trabalha pela prevenção e para manter a saúde. Foi uma conquista no decorrer dos anos”, comenta o especialista, que cita a procura de pacientes por serviços de estética bucal e facial. “É hoje um tratamento mais completo, possivelmente incluindo aplicação de botox e outras técnicas”, complementa.
Parar? Nem pensar. “A gente vai acumulando experiência e conhecimento no decorrer dos anos. Sou um profissional feliz”, diz ele. Magnus Dhein enfatiza algo muito defendido hoje não só na odontologia como em toda a área da saúde. “Tem que ser visto o paciente com um todo. Conhecê-lo. A profissão permite que a gente se realiza profissionalmente enquanto leva as pessoas atendidas a encontrar a própria realização e saírem satisfeitas com o serviço recebido”, diz.