Muita gente tem dificuldade em se manter na dieta, mesmo tendo café da manhã, almoço e janta super saudáveis. O problema são os lanchinhos do meio da manhã, tarde e aquela beliscada no fim da noite, em geral, cheios de açúcar e farinha branca. Alternativas como frutas in natura ou secas são bastante indicadas. Mas, pra quem quer mais opções, uma ideia para variar o cardápio com snacks naturais são os biscoitos integrais. Um deles é o levíssimo biscoito de arroz. Já provou? É possível encontrar em lojas especializadas, mercados ou, ainda, fazer em casa. Tem receita na página 6.
A bolacha de arroz é rica em carboidratos e fibras. Ela não é boa fonte de proteína. É possível encontrar versões saborizadas e, ainda, livres de lactose e glúten.
Elaborados a base de arroz integral, esses biscoitos oferecem significativa quantidade de fibras e diversos minerais (ferro, magnésio e zinco). Feitos em casa é ainda melhor porque você pode variar os tipos de grãos que acrescenta. Se for comprar pronto, verifique as informações nutricionais na embalagem.
A bolacha de arroz é boa alternativa para substituir o pão do café da manhã ou como um petisco entre as refeições principais do dia. Se for para acrescentar sabor, cuidado com os embutidos. Ela já tem sódio elevado, por isso, não é indicado colocar patês ou carnes industrializadas.
Cada biscoito grande tem, em média, 30 calorias. Eles não contêm gordura. Procure marcas que não acrescentam muito açúcar ou adoçantes.
Como tudo, é necessário limite no consumo. Esse alimento possui muito sódio e quem tem predisposição à hipertensão deve ter especial cuidado. E, em geral, a dica já é conhecida: consuma com moderação e tenha uma alimentação variada.