Beba quentão sem culpa

Os dias gelados chegaram, as festas juninas também, e com tudo isso vem aquela vontade se aquecer numa caneca de quentão. Junto da vontade vem a dúvida: é muito ruim à saúde? Será que comprometo toda a dieta com um copo da bebida preferida do inverno? Pois saiba que nem só de malefícios vive o quentão. Seus ingredientes têm coisas favoráveis à saúde e basta consumir com moderação para não sofrer consequências ruins.

Primeiro é necessário esclarecer uma confusão feita pelos gaúchos. No Sul é muito comum beber quentão de vinho tinto. Mas essa receita tem pouca similaridade com a bebida conhecida no Brasil todo pelo nome de quentão. O que bebemos aqui, nas festas juninas mais típicas, é chamado de “vinho quente”.

Prepare seu quentão tradicional
Derreta 1 e ½ xícara (chá) de açúcar em fogo alto até caramelizar e adicione 1 e ½ xícara (chá) de água, 50g de gengibre em rodelas finas, 1 limão em rodelas, 3 cravos da índia e 2 pedaços pequenos de canela. Mexa até dissolver o açúcar e, com cuidado, acrescente a pinga. Deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos e sirva em canecas de barro ou louça para não perder o sabor.

O quentão tradicional combina muito com as noites frias. Mas cuidado com as calorias. Cada 150ml pode oferecer mais de 400Kcal, tudo culpa da cachaça, altamente calórica. Já o gengibre é o lado bom da receita. A raiz é muito utilizada para aliviar náuseas, calafrios e congestão de resfriados. Além dos benefícios à saúde, ela oferece aquele sabor picante que faz toda a diferença. Já a canela é considerada medicinal, com componentes que reduzem a gordura corporal e combatem infecções respiratórias.

Prepare seu vinho quente
Descasque duas laranjas e um limão. Deixe as cascas finas, com o mínimo possível das partes brancas. Do limão será usado apenas a casca. Coloque as cascas em uma panela junto com 200g de açúcar e o suco das laranjas. Acrescente 3 folhas de louro, 6 cravos da Índia, 1 pau de canela e raspas de noz-moscada. Adicione 0,5L de vinho e mexa até o açúcar dissolver completamente. Deixe a mistura ferver por 5 minutos. Depois baixe o fogo, coloque 2 unidades de anis e mais 1L de vinho. Mantenha quente, mas sem ferver.

A grande vantagem nutricional desse tipo de quentão, se comparado ao tradicional, é que o vinho traz antioxidantes, enquanto a cachaça não. Apesar de alcoólico, o vinho quente tem propriedades funcionais para o organismo. O vinho conta com substância chamada flavonóide, com ação antioxidante e combatente dos radicais livres proporcionando o rejuvenescimento das células. Outra é o reverastrol, que faz com que aumente as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue. Mas atenção: cada 150ml tem cerca de 200Kcal.

Últimas Notícias

Destaques