Com o retorno das atividades escolares, algumas dúvidas são recorrentes na hora de montar o cardápio da criançada, entre elas, o que deve ou não ir na lancheira dos pequenos. Em idades escolares, muitas crianças manifestam suas vontades alimentares e algumas “torcem o nariz” para alimentos mais saudáveis como frutas, verduras e legumes. Para os pais, a missão é fazer com que elas troquem as guloseimas, como salgadinhos, bolachas, refrigerantes e balas por opções mais nutritivas.
Para a nutricionista Laiala Pithan, a dificuldade das crianças em comer alimentos mais ricos em nutrientes está associada aos estímulos dos seus responsáveis. “Acredito que isto esteja diretamente ligado à dieta inserida pelos pais, desde a introdução dos alimentos”, salienta a profissional. “A indústria e a mídia, também contribuem consideravelmente a isto, pois há uma grande promoção a produtos sem qualidade sendo produzidos e comercializado a cada dieta, de forma que as crianças passam a ser o principal foco”, completou.
Para montar uma lancheira nutricionalmente rica, quais alimentos não podem faltar na rotina alimentar das crianças? Como montar opções saudáveis a fim de despertar o interesse dos pequenos? O que deve ser evitado? Quais alimentos são indispensáveis? Essas são dúvidas comuns entre os pais. De acordo com a nutricionista, a orientação é variar e ter criatividade.
Os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), além das vitaminas, fibras e minerais são essenciais na rotina alimentar das crianças, já os açúcares simples, as frituras e os salgadinhos, os excessos de farináceos (pães, bolos e massas) precisam ser evitados.
Uma dica que pode contribuir com o processo de adaptação da dieta alimentar é convidar a criança para ajudar a montar a lancheira e pedir, por exemplo, para ela escolher qual fruta quer comer naquele dia, ou qual sabor de suco deseja, dentro das opções disponíveis.
Outro item que não pode faltar é a garrafa de água na mochila para garantir sempre uma boa hidratação durante o dia. Com pequenas trocas, é possível seguir uma alimentação equilibrada, que refletirá em mudanças para toda a vida e em um crescimento saudável.
Confira algumas opções de lanches para as crianças durante a semana
Opção 1
Segunda………..1 ameixa com casca
Terça………….1 goiaba
Quarta…………1 maça verde com casca
Quinta…………1 cacho de uva pequeno
Sexta………….1 porção de maçã desidratada
Opção 2
Segunda
Água (1 copo de 200ml)
3 cookies de castanha
1 copo de leite semi desnatado com 2 colheres de cacau em pó
Terça
Água
1 tapioca de banana com canela
1 copo de suco de laranja com cenoura descascada crua
Quarta
Água
1 tigela de iogurte natural com granola e quinoa
Quinta
Água
Batida de leite com mamão e morango
+2 colheres de linhaça dourada
Sexta
Água
2 torradinhas integrais com creme de amendoim