Aipim é opção nutritiva para variar cardápio

Aqui no Sul, aipim. Mas basta ir para outras regiões para chamar de mandioca ou macaxeira. Independente do nome, saiba que esse alimento tradicional da mesa dos brasileiros existe em diversas partes do mundo. Extremamente nutritiva e de baixo custo, essa raiz colabora com a nutrição de milhares de pessoas. É rica em carboidratos, cultivada no decorrer de séculos na África, Ásia e América.

Além do aipim preparado como raiz – cozida, assada ou frita – a farinha de mandioca e o polvilho são variações muito consumidas e com benefícios à saúde. Porém, não é apenas isso. Há registro do uso das folhas na fabricação de produtos de higiene. O extrato da raiz é utilizado tambem para combater dores nas articulações.

Na alimentação, o aipim é fonte de diversos nutrientes, sendo o potássio um dos que mais se destaca. O potássio auxilia na transformação dos carboidratos em glicose, na reconstrução dos músculos e na síntese de proteínas. Por ser rico em fibras, o volume de calorias consumidas se torna menor porque favorece a sensação de saciedade.

Fonte de vitamina C, um antioxidante natural que protege o organismo contra os radicais livres. Também auxilia na produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, dos tendões e dos vasos sanguíneos.

Apesar dos benefícios, é indicado controlar a quantidade de consumo e a forma de preparo. É que o aipim tem o dobro das calorias da batata, por exemplo. A porção de 100 gramas oferece 160 calorias.

Está fazendo dieta sem glúten? A mandioca pode ser consumida. Isso é um grande auxílio porque, além de consumida em raiz, a farinha pode substituir a de trigo nas mais diversas receitas.

A mandioca é um alimento “amigos das grávidas”. Isso porque é fonte de ácido fólico, responsável pela redução da chance de defeitos do tubo neural durante a formação dos bebês.

É indicado variar a forma de consumo e preferir aquelas que não acrescentam ainda mais calorias. Apesar de ser um petisco muito apreciado, aipim frito não é o mais indicado. Assar no forno é uma versão similar. No purê ou grelhada também é delicioso.

Últimas Notícias

Destaques