Zuana lança single “Mecha Azul” como prévia de seu EP

Mistura de influências musicais e inspirações

O músico Mateus Vinícius Zuanazzi, o Zuana, está lançando o single “Mecha Azul”, disponível em todas as plataformas digitais. A faixa, com influências de The Cure e The Smiths, mistura Indie Rock contemporâneo com elementos eletrônicos e marca o início de uma nova fase na carreira do artista.

Zuana explica que “Mecha Azul” surgiu em meio à instabilidade dos últimos tempos, incluindo a tragédia climática no Rio Grande do Sul e a pandemia. Segundo ele, a música reflete sobre situações e sentimentos que pareciam resolvidos, mas que, diante de novos desafios, voltaram à tona. “Faz bastante tempo que a vida não está estável. ‘Mecha Azul’ foi a música que mais expurgou a ansiedade de dentro de mim, sem ser apenas sobre isso.
A composição reúne sentimentos e situações que pareciam resolvidos, mas que, diante dos imprevistos, voltaram a ser questionados”, comenta Zuana.

O single faz parte do EP “Longe”, que será lançado ainda este ano e é fruto da colaboração entre Zuana e o produtor musical Mario Arruda. “Mecha Azul” se destaca por abordar padrões e ciclos que se repetem, questionando a capacidade de superar desafios e seguir adiante.

O caminho musical de Zuana
Zuana teve seu primeiro contato com a música ainda na infância. Embora não houvesse músicos na família, os pais de Zuana eram apreciadores de diversos gêneros musicais, incluindo samba, MPB, pop, rock e música gauchesca. Desde muito cedo, se envolveu com a música, tendo registros de sua infância onde utilizava um equipamento Super System para “dublar” músicas, criando letras em português e inventando traduções para o inglês.

Aos 9 anos, Zuana começou a ter aulas de violão no Colégio Sinodal Progresso, onde estudava. Utilizando um violão antigo que tinha em casa, aprendeu a tocar o instrumento. Mais tarde, expandiu suas habilidades para a flauta, teclado e piano, participando de uma orquestra infantojuvenil. Aos 11 anos, fez um ano de aulas particulares de piano, mas logo direcionou seu foco para a guitarra, estudando na Fundarte por aproximadamente seis anos.

O gosto musical de Zuana foi moldado principalmente pelo rock, influenciado pela guitarra, mas ele sempre teve acesso a uma ampla gama de estilos musicais, como o álbum do “Sublime” e do “Racionais”. Entre suas principais influências estão Elliott Smith e John Frusciante, com quem se identifica especialmente. Apesar de não ouvir esses artistas com frequência, desempenharam um papel significativo em sua formação musical. Além disso, Zuana aprecia a produção musical “Indie” e os gêneros pop, eletrônico, R&B, Soul e Rap.

Últimas Notícias

Destaques