No dia 8 de outubro, domingo, o coletivo montenegrino Órbita realizará uma tarde de oficinas e atividades em comemoração ao Dia Mundial do Bambolê, na Estação da Cultura, a partir das 15h30min. O grupo levará 20 bambolês para empréstimo ao público no dia do evento. Para quem não tiver ou não conseguir um dos que serão disponibilizados, haverá o comércio a partir de R$ 40,00. As aulas são adequadas tanto a crianças quanto adultos e a prática é gratuita.
Na página do Facebook, para quem desconhece a celebração, o Coletivo divulga um pequeno histórico do Dia do Bambolê. “É comemorado desde 2007. No princípio, eram sempre datas redondas, como 07/07/07 ou 08/08/08. E a partir de 2013, após votação, passamos a comemorá-lo sempre no primeiro fim de semana do mês de outubro. No Brasil, a primeira comemoração foi no Rio de Janeiro, em outubro de 2010, reunindo bambolistas de várias partes do país. Foi a primeira semente lançada para a criação do Bambolê Brasil – Movimento BamBamBam! -, que desde 2011 reúne praticantes e simpatizantes do bamboleio”, traz o informativo.
Os trabalhos são resultado da pesquisa e treino diário das duas componentes idealizadoras do Órbita, Amanda Bianca Santos Miranda e Camila Pasa. “O Coletivo nasceu no início deste ano, por nossa vontade de realizar atividades de bambolês na cidade, levando a prática aos espaços públicos, gratuitamente. Ao todo, já aconteceram quatro encontros. As pessoas que nos conhecem e acompanham o trabalho, geralmente são os alunos da Uergs, já que tanto eu como ela estamos nos graduando na instituição. Mas quando oportunizamos nos lugares comunitários, as pessoas se integram e participam”, conclui Amanda, que cursa o último ano do curso de Dança pela Uergs.
Programe-se e chegue cedo:
15h30min- Alongamento coletivo
16h30min- Oficina para Iniciantes; movimentos básicos de cintura, mãos e variações
17h30min- Mandalas em grupo
18h- JAM Livre, pra dançar, bambolear, fazer ‘Contato Improvisação’, etc…