O trevo de três folhas é usado como amuleto da sorte e a cor verde predomina nos trajes e na decoração. Estamos falando do Saint Patrick’s Day, uma festa tradicional da Irlanda comemorada no dia 17 de março. A data também é celebrada em países de língua inglesa, que homenageiam o Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região.
Conforme a história, St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e acabou sendo capturado e escravizado por piratas quando tinha 16 anos. Patrício conseguiu se libertar e ingressou na vida religiosa no mosteiro de Ésir, na França. Anos mais tarde alegou ter sido chamado para regressar à Irlanda como bispo para evangelização.
Um dos métodos de evangelização do Santo incluía um trevo de três folhas, usado para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses. Assim, o jovem evangelizador conseguia explicar Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
A cor verde tem ligação com o trevo usado por São Patrício, mas virou símbolo da celebração após a rebelião irlandesa de 1798, quando soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março, na esperança de chamar a atenção pública para a rebelião.
Outros detalhes da comemoração irlandesa são as moedas de ouro em um pote e o arco-íris. A lenda diz que o duende Leprechaun esconde o seu tesouro no final do arco-íris. As pessoas nunca encontram o “fim” do arco-íris e, possivelmente, não conseguirão encontrar o pote de ouro. Primeiro é preciso achar o pequeno Leprechaun para então ver as moedas douradas.
As festividades de Saint Patrick’s Day se espalharam pelo mundo todo e hoje são comemoradas em muitas cidades do Brasil. Em Bares, nos Pubs e até mesmo na rua as pessoas se reúnem para participar das programações especiais. O verde toma conta da decoração e a festa tem muito chopp com a coloração esverdeada. Principalmente na Irlanda ocorrem grandes desfiles, shows musicais, de acrobacias e fogos. Fantasias sempre são bem-vindas.