Nós passamos, em média, 8h56min por dia, conectados. Esse dado foi revelado em um estudo mundial feito pela We Are Social e Hootsuite. Ainda de acordo com esse estudo, o número de internautas brasileiros já passa de 139 milhões.
Mas nem sempre é fácil escolher uma conexão para chamar de sua. O diretor comercial da GTC Telecom, Germano Heinz, dá as principais dicas que devem ser consideradas na hora de contratar um plano de internet residencial.
De acordo com Germano, é fundamental se atentar para o perfil dos moradores da casa. “Muitas vezes a pessoa diz que quer um plano básico, porque é somente para o filho usar. Mas o filho gosta de jogar online, então 10 Mega do plano básico não serão suficientes. Tem que ir logo para 30 Mega para que o jogo rode com tranquilidade”, exemplifica. Veja as dicas:
1 – Quantas pessoas há na casa?
Uma casa em que more apenas uma ou duas pessoas, geralmente tem menor consumo de internet do que uma casa em que a família seja maior. Claro que isso depende dos hábitos de consumo de cada morador, mas a tendência é que quanto mais pessoas morem na casa, maior seja o número de aparelhos conectados. Também é preciso saber o que cada pessoa gosta de fazer online.
2 – Quais aparelhos têm acesso à internet na residência?
É comum, ao planejar contratar um plano de internet, o consumidor pensar apenas no computador de mesa ou no notebook. Mas celulares, tablets e até televisores podem consumir a banda e devem ser levados em consideração. Mesmo que você não esteja navegando, o aparelho utiliza a rede atualizando aplicativos, carregando emails e notificações das redes sociais, por exemplo. Por isso, é preciso listar todos os aparelhos eletrônicos com conexão, antes de escolher seu plano de internet.
3 – Qual o objetivo do acesso?
Quem utiliza a internet para acessar redes sociais ou para trabalhos com textos e fotos sem grande resolução, pode optar por um plano mais básico. Já aquelas pessoas que costumam ver filmes, ouvir músicas e jogar online, precisam de mais velocidade para conseguir desenvolver suas tarefas online. Por isso, é preciso saber, antes de contratar o plano de internet, quais atividades você e sua família pretendem praticar quando estiverem conectados.
4 – Qual o orçamento disponível?
Em geral, a diferença de valor entre um plano de internet e outro, não é muito grande. Mas, para decidir qual plano se encaixa melhor nas suas necessidades, é preciso saber qual o valor máximo que você pode pagar pela conexão. Isso faz com que você consiga contratar uma velocidade melhor, sem correr o risco de atrasar o pagamento da fatura mensal e ficar sem internet. Deve-se ter em mente que, a partir do momento que a internet é contratada, esse passa a ser um gasto fixo no seu orçamento. Planejamento é fundamental.
Entenda a diferença entre internet via Rádio, ADSL e fibra ótica
O tipo de conexão também pode interferir no desempenho da internet contratada. O diretor da GTC Telecom faz uma analogia entre os tipos de serviço e estradas. “A conexão via rádio, nós estamos andando em uma estrada de chão batido. A ADSL, é uma estrada de uma única pista e a fibra ótica é uma via expressa”.
A diferença principal percebida pelo consumidor é a velocidade da conexão. De forma simplificada, pode-se dizer que a internet via rádio utiliza ondas de radiofrequência para transmitir o sinal. Caso haja obstáculos entre o transmissor e o receptor, como prédios altos, morros e até outras antenas, isso irá bloquear o sinal e interferir na conexão.
A internet ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”) funciona a partir de uma linha telefônica. A largura de banda varia muito pouco, mas a velocidade de upload é limitada e é necessário ter uma linha telefônica vinculada à internet.
A rede de fibra ótica transforma o sinal em luz com o auxílio de conversores integrados aos transmissores. A velocidade dessa tecnologia é a da luz e há pouca perda de sinal na transmissão. O cabo de transmissão é produzido em um rigoroso processo, no qual são utilizadas várias camadas de materiais isolantes, refletores, fios de aço e plásticos.