O que fazer com o pet na hora de viajar?

Levar ou deixar em casa? Escolha a melhor opção para você e para o seu animal

Nesta época, é comum que muitas pessoas entrem de férias e consigam aqueles dias tão esperados para poder viajar. Conhecer novos lugares e culturas, visitar familiares e amigos distantes ou até mesmo breves viagens a trabalho. Uma das tarefas mais difíceis para quem tem algum animal de estimação é, na hora de programar a viagem, decidir qual será o destino do pet.

Algumas vezes, levar o bichinho se torna uma opção inviável, até porque, se você não pretende ficar muito tempo junto dele no seu destino, melhor encontrar outra maneira. Outra preocupação muito comum é opção de hospedagem. Caso você não vá ficar na casa de algum conhecido, cuidado! Não são todos os locais como hotéis, kitnets e casas que aceitam a permanência dos peludinhos.

E quanto ao transporte? Cuide também deste assunto, pois não é obrigatório entre os meios mais comuns. Mas, por outro lado, se já tiver tudo isso planejado, levar seu pet pode ser uma boa alternativa. Lembre-se: organize tudo com antecedência. Pensando nisso, destacamos algumas dicas para você, dono de pet, não ficar perdido na hora de decidir.

Hotel ou petshop
Outra opção pode ser a escolha de algum hotel especializado para pets. Antes de escolher, lembre-se de que às vezes não há algum hotel em sua cidade, então, pode deixar de ser vantajoso ter que deslocar o animal para outra localidade. Mesmo assim, vale dar uma procurada e se informar com pessoas de seu convívio. Já são muitos os locais que trabalham com o serviço de hospedagem de animais, e isso inclui cães, gatos, porquinhos-da-índia, passarinhos entre muitos outros.

Pode ser um método bem confiável já que a maioria dos locais realiza todo um processo de “conhecimento” do animal antes da estadia. Após escolhido o local, não se esqueça de levar caminhas, cobertores e brinquedos do animal, para que ele fique bem adaptado. As diárias, às vezes, são cobradas pelo peso do animal, então, pesquise bem e escolha o que cabe em seu bolso!

Pet Sitter
Já pensou em um pet sitter? Hoje em dia já existem diversas pessoas que se disponibilizam via internet, seja em sites, redes sociais ou etc. Mas, cuidado ao fazer esta escolha: se for realizar buscas na web, procure por pessoas confiáveis, que lhe ofereçam todas as informações necessárias e lhe passem segurança. Uma dica importante é ter mais de uma opção. Busque pelo melhor para seu pet. Assim que achar alguém que lhe agrade, entre em contato ou até mesmo marque uma visita. Não esqueça de escolher a opção que cabe em seu bolso.


Quer levar o animal junto? Tem como?

Se for viajar de ônibus, navio ou avião, a prioridade deve ser a mesma: a companhia escolhida permite levar animais? Quando são aceitos, por lei precisarão estar em uma caixa específica de transporte para cada caso.

Se for de ônibus, as condições são bem específicas. Mas, geralmente cães e gatos devem ter um atestado que comprove as boas condições de saúde do animal. Já se a viagem for de avião, reserve o local do seu pet com antecedência junto à companhia aérea, pois há um limite máximo de cargas vivos por vôo.

Cada empresa possui suas regras em específico, mas em um modo geral, são semelhantes. Há um custo adicional, normalmente calculado com base no peso do animal mais o peso da caixa de transporte sob o valor da passagem. Quanto aos navios, são poucos os que aceitam o transporte de pets. É preciso verificar com a empresa todos os detalhes. Geralmente, quando permitem, as regras são as mesmas do avião. Em contraponto, as taxas de transporte são bem salgadas!

Últimas Notícias

Destaques