Japoneses criaram um sorvete que não derrete

Os pesquisadores do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento de Bioterapia do Japão conseguiram desenvolveram por acaso, um sorvete que, mesmo exposto por mais de cinco minutos a uma temperatura de 28 ° C, continuou gelado.

A descoberta foi encontrada por acaso devido a uma outra experiência: o centro de pesquisa na cidade de Kanazawa pediu a um chefe de pastelaria que fizesse uma sobremesa usando polifenol, um líquido extraído de morangos.

O resultado desagradou o cozinheiro e entregou o ouro aos pesquisadores: o creme de leite que ele estava usando “solidificou instantaneamente” quando o polifenol de morango foi adicionado.

“O líquido de polifenol tem propriedades que dificultam a separação da água e do óleo, de modo que um sorvete que o contém pode manter a forma original do creme por mais tempo do que o habitual e ser difícil de derreter”, disse Tomihisa Ota, professor emérito de farmácia da Universidade de Kanazawa, que desenvolveu o produto.

Diversos formatos do Kanazawa ice

O próprio centro de pesquisa então trabalhou na fabricação do produto, que já está sendo distribuído, vendido em lojas de todo o país, ao custo de 500 ienes, cerca de R$14 reais cada.

Abaixo um vídeo da criação que demonstra o produto mantendo a forma fora da refrigeração por três  horas:

Fonte: B9

Últimas Notícias

Destaques