Ferramenta do Facebook ajuda usuários a identificar notícias falsas

O Facebook está lançando uma ferramenta educativa para ajudar os usuários na identificação de notícias falsas. A iniciativa da rede social ocorre depois de ter se tornado alvo de críticas pelo papel desempenhado durante as eleições americanas, quando não teria impedido a disseminação de informações inverídicas.

Os usuários passarão a ver uma caixa no topo da Feed de Notícias que visa orientar as pessoas sobre os riscos da desinformação e dá dicas para reconhecer boatos ou fontes duvidosas.

“Sabemos que as pessoas querem ver informações precisas no Facebook – e nós também. Notícias falsas e rumores são nocivos para a nossa comunidade e tornam o mundo um lugar menos informado. Todos temos a responsabilidade de conter a disseminação de notícias falsas”, afirma a empresa.

A rede social sugere que o leitor seja cético diante de títulos sensacionalistas, observe atentamente o link pois frequentemente notícias falsas são publicadas em sites que tentam copiar o endereço de publicações legítimas, observe se a informação contém erros de grafia ou um layout incomum. Além disso, o Facebook recomenda que o leitor desconfie se a informação não aparece em nenhuma outra publicação e se não se trata de uma sátira ou publicação humorística.

Últimas Notícias

Destaques