A tradicionalista Suzeti Cristina Primaz é a personalidade homenageada na Semana Farroupilha de Montenegro. Natural da cidade, faz aniversário justamente no mês do gaúcho, tendo completado 64 anos no último dia 3. Suzeti iniciou sua história no tradicionalismo gaúcho em 1987, no Grupo Tarca de Arte Nativa, lendário grupo de dança folclórica da região.
Seus três filhos, Luís Eduardo, Débora e Luís Alberto integraram as invernadas, o que levou o casal Suzeti e Lari Luiz Primaz a se envolver nesta caminhada cultural pelo Vale. Com o Tarca, a família participou de vários eventos pelo Estado. Com envolvimento da homenageada, várias ações sociais foram realizadas, como a “Carretas do Agasalho” e ações que levaram o tradicionalismo gaúcho as creches e escolas.
Em 1996, Suzeti organizou o 1º Encontro da 15ª RT de Prendas e Peões Mirins, tendo como local do evento o Parque Centenário, onde se fizeram presentes autoridades estaduais do MTG. Em 1998 e 1999 foi a 1ª Patroa mulher eleita a exercer o cargo no Grupo Tarca de Arte Nativa. Outro reconhecimento que deve ser dado à homenageada é o desenvolvimento de projetos de cultura e tradição Gaúcha junto a APAE de Montenegro.
Já entre 2014 e 2015 foi patroa do CTG Reminiscências, formado por integrantes advindos do extinto Grupo Tarca. Suzeti Cristina Primaz, juntamente com sua família, é vista como construtora dos pilares do tradicionalismo montenegrino, especialmente por sua atuação com tantas crianças, jovens e adultos.
A abertura dos Festejos Farroupilhas em Montenegro será segunda-feira, dia 13, a partir das 9 horas, na Estação da Cultura. No estado o tema “Caminhos de Anita” também homenageia uma mulher, ao lembrar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi – a Heroína de Dois Mundos.